Fale com a gente

Poder Legislativo Recursos federais

Projeto para novo museu de Porto Mendes é protocolado por vereadores em Curitiba

Publicado

em

Foto: Divulgação

Os vereadores rondonenses Pedro Rauber, Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) e Dorivaldo Kist (Neco) e o assessor parlamentar Egomar Schmidt protocolaram o projeto para construção do novo museu de Porto Mendes na Secretaria de Cultura do Estado, em Curitiba. Eles estiveram ontem (14) na Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), onde foram recebidos por Renê Wagner Ramos e Luiz Carlos Brugnera.

Conforme ficou definido, o Cosem ficará responsável por dar o encaminhamento necessário ao projeto no Governo do Estado. Da mesma forma, quando da inauguração da nova estrutura no distrito rondonense, o órgão fará o treinamento da equipe que vai trabalhar no local, bem como a higienização e organização das peças históricas que estarão em exposição.

Com o objetivo de reforçar o andamento dos trâmites, nesta manhã (15) os representantes de Marechal Cândido Rondon entregaram o projeto à equipe do senador paranaense Flávio Arns. Pedro, Gordinho do Suco, Neco e Egomar foram recebidos pelo chefe de gabinete Rafael Bertoldi e pela assessora Meroujy Cavet.

Flávio Arns é o vice-presidente da Comissão de Cultura do Senado e, por isso, pretende apoiar a liberação de recursos federais para a construção do novo museu de Porto Mendes. O projeto já está cadastrado no Sistema de Projetos do Governo Federal. O investimento estimado na obra é de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

O Museu Histórico Padre José Gaertner, em Porto Mendes, tem atualmente uma estrutura modesta e bastante precária. “Ela não condiz com a grandeza da nossa história”, afirmaram os vereadores.

Com o novo prédio, pretende-se garantir um local mais adequado e atrativo para os visitantes apreciarem o acervo. Além de conter peças da época da colonização do município, o museu possui outras ainda mais antigas, do início do século passado, quando em Porto Mendes havia intensa atividade econômica impulsionada, principalmente, pela Companhia Mate Larangeira, que atuava na exploração da erva-mate.

 

Com assessoria 

 

Copyright © 2017 O Presente