Fale com a gente

Poder Legislativo "Tive que optar"

Reinar Seyboth vai renunciar ao mandato de vereador para permanecer na Secretaria de Planejamento

Publicado

em

Reinar Seyboth: "À frente da Secretaria de Planejamento, temos muito mais força para fazer a coisa acontecer do que eventualmente estando no Legislativo” (Foto: Divulgação)

 

Após ser convocado, na terça-feira (19), pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon para assumir a cadeira de Adelar Neumann, Reinar Seyboth (DEM) afirmou nesta quarta-feira (20) que vai renunciar ao mandato de vereador.

“É uma situação bastante atípica que se apresenta, pois estou sendo convocado como suplente e não como titular da cadeira deixada pelo vereador Adelar Neumann, que hoje se encontra preso. Existe toda uma insegurança jurídica, pois sendo revogada a prisão dele, naturalmente ele retorna às funções de vereador, até aguardar a situação definitiva, seja pela Justiça ou pelo próprio Poder Legislativo, que poderá cassar ou não o seu mandato. E considerando todo o trabalho já desenvolvido à frente da Secretaria de Coordenação e Planejamento, com todas as obras que já foram realizadas em pouco mais de dois anos de trabalho, bem como por todas as ações que estão sendo planejadas e serão executadas ao longo de 2019 e 2020, tomei esta decisão”, menciona.

Seyboth diz que conversou com sua base eleitoral, amigos e pessoas que lhe ajudaram ao longo da caminhada de 2016 e colocou as duas situações na balança. “Foi quase unânime o pensamento de que eu devo permanecer à frente da Secretaria de Coordenação e Planejamento, não só pelo trabalho já realizado e por todo planejamento já traçado para 2019 e 2020, mas também pela própria efetividade que o cargo proporciona em termos de tudo aquilo que havíamos proposto em 2016, enquanto ainda candidato. Estar à frente da secretaria nos possibilita fazer inúmeras ações que, talvez, se estivesse à frente do Legislativo não conseguíamos fazer. Na Câmara possivelmente estaríamos apenas solicitando, indicando ou requerendo, e não executando, efetivamente”, ressalta, acrescentando: “À frente da Secretaria de Planejamento temos muito mais força para fazer a coisa acontecer do que eventualmente estando no Legislativo”.

Ele comenta que se tivesse sido eleito como titular da cadeira não se cogitaria a possibilidade de assumir uma secretaria no governo municipal. “Porém, como expliquei, essa situação atípica precisa de uma decisão, então nós optamos por permanecer na Secretaria de Coordenação e Planejamento e, por consequência, irei renunciar à vaga no Legislativo”, afirma.

Reinar Seyboth obteve 737 votos na eleição de 2016. Atualmente, ele é o secretário de Coordenação e Planejamento da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

 

Regimento interno

A convocação de Reinar atende o que determina o Regimento Interno da Casa de Leis, uma vez que na segunda-feira (18) encerrou a licença de 29 dias solicitada pelo vereador Adelar Neumann para tratar de assuntos particulares. Adelar está preso desde 04 de fevereiro, após operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Núcleo de Foz do Iguaçu), em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Marechal Cândido Rondon. Ele é acusado de exigir de um servidor comissionado da prefeitura – que teria sido indicado ao cargo pelo parlamentar – o repassasse mensal de metade do salário. Como Adelar não obteve na Justiça o direito de responder ao processo em liberdade durante o período de licença, o Poder Legislativo deve convocar o suplente.

 

Próximo suplente

O próximo suplente a ser convocado é Walmor Mergener (DEM), que na última eleição municipal somou 687 votos. Advogado, até outubro do ano passado ele exercia a função de secretário municipal de Governo da atual administração.

A posse do suplente que vir a ocupar a cadeira de Adelar Neumann será na sessão ordinária de segunda-feira (25).

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente