Fale com a gente

Poder Legislativo Entrevista ao O Presente

“Vou me dedicar exclusivamente ao cargo de vereador”, destaca Carlinhos Silva

Publicado

em

Vereador Carlinhos da Silva durante visita ao Jornal O Presente: “Vou trabalhar em favor de todos os rondonenses, mas dedicar atenção especial à agricultura e à assistência social” (Foto: Daniel Felício/OP)

O suplente Carlinhos Silva foi empossado vereador durante sessão extraordinária da Câmara de Marechal Cândido Rondon ocorrida na última quinta-feira (24). Ele assumiu uma cadeira no Legislativo no lugar de Claudio Köhler (Claudinho), que se licenciou para assumir o cargo de diretor da Fundação Promotora de Eventos (Proem).

Acostumado nos bastidores da política, agora Carlinhos assume papel de protagonista, com a incumbência de propor, discutir e aprovar as leis a serem aplicadas no município, além de fiscalizar a atuação do Executivo, ao lado dos demais vereadores rondonenses.

Para saber um pouco mais da trajetória do vereador, que a partir de agora é um representante do povo, a reportagem de O Presente conversou com Luiz Carlos da Silva, popularmente como conhecido como Carlinhos Silva.
Ele conta que “desde sempre” esteve envolvido com política. “Desde muito jovem auxiliava os vereadores, fazia campanhas eleitorais e depois me afastava”, relatou.

Carlinhos é filiado ao Partido Progressistas (PP) desde 2007. Em 2008, assumiu o cargo de assessor do então vereador Adriano Cottica (PP). Desde então, aprofundou-se nos bastidores da política. “Éramos líderes de uma comunidade da igreja e sempre estive envolvido com assistência à comunidade eclesiástica e com futebol. Então, fiquei conhecido”, comenta.

Em 2020, com uma bagagem maior no meio político, Carlinhos concorreu a uma cadeira no Legislativo municipal de Marechal Rondon. No entanto, as questões de isolamento e distanciamento social foram um entrave, avalia ele. “Foi uma campanha difícil por conta da pandemia. Era mais difícil chegar nas pessoas em um período que não podíamos fazer visitas e conversar olhando no olho”, pontua o vereador, que, apesar dos percalços, conquistou 588 votos nas urnas, ficando como terceiro suplente do partido.

Passado um ano e três meses da atual legislatura, enfim surgiu a oportunidade, que Carlinhos, aos 56 anos, abraçou com muito entusiasmo. “É um sentimento de felicidade. Lutei por isso. Fui assessor por sete anos e sempre pensava na chance de concorrer a vereador. Agora é a vez”, enaltece.

 

Trabalho duro

Assim como trabalhou arduamente como autônomo na área rural, no meio de chiqueirões e aviários, Carlinhos afirma que vai trabalhar duro em prol dos rondonenses. “Podem esperar um cara que vai correr atrás de coisas novas, transformações e buscar ocupar espaços. Já temos noção do que acontece na Câmara de Vereadores e ao redor. Sou muito ligado à agricultura e preciso trabalhar para os produtores, bem como para os demais cidadãos”, enfatiza.

Questionado se pretende dedicar atenção especial a alguma área no seu trabalho junto ao Legislativo, o vereador respondeu que sim: agricultura e assistência social. “A agricultura hoje virou uma indústria. É tudo muito grande, seja no setor de suínos ou de pecuária leiteira. É algo que tenho observado nas minhas andanças e a prioridade é fazer essas atividades crescerem cada vez mais”, salienta, acrescentando: “Sempre fui voluntário da Adefimar (Associação dos Deficientes Físicos de Marechal Rondon) e percebo que é uma classe que precisa ter uma voz mais ativa. Então, é um público a quem também pretendo dedicar uma atenção maior”, declarou.

Conforme Carlinhos, a sua meta daqui para frente é de muita dedicação. “Os projetos vão surgir com o andamento dos trabalhos, mas posso garantir que serei um vereador dedicado e comprometido. Não tenho outro trabalho, então vou me dedicar exclusivamente a este cargo”, frisa.

 

Harmonia

Em relação ao “clima” de trabalho na Câmara, Carlinhos avalia que o ambiente atual está bastante diferente do da última legislatura. “As relações mudaram bastante no Legislativo. Participei das últimas quatro sessões e fiz contato com os vereadores, alguns mais outros menos. A harmonia na Casa mudou bastante se comparada à gestão anterior. Atualmente, eles discutem o projeto dentro da Câmara e não levam a discussão para o embate pessoal. Vejo harmonia. Observo que se ajudam em prol do município”, destaca.

 

Próximas eleições

O fato de assumir uma cadeira no Legislativo motiva o progressista a concorrer nas próximas eleições. “Recebi várias ligações e mensagens de apoio que me motivaram a concorrer nas próximas eleições municipais. Temos pela frente um pouco mais de dois anos para mostrar nossos trabalhos”, expõe.

 

Apoio

Em relação às eleições de outubro deste ano, Carlinhos abre um parêntese. “Tivemos a infelicidade de perder José Carlos Schiavinato, que era o nosso suporte”, lamenta.

Perguntado se já definiu quem vai apoiar como pré-candidatos a deputado estadual e federal, ele menciona que vai seguir a sugestão da executiva municipal do PP. “Vamos apoiar a eleição de Anderson Bento Maria e de Dilceu Sperafico, conforme o partido se posicionou. São pessoas que temos certeza que, se eleitas, vão receber nossos ofícios e apoiar os projetos da nossa cidade”, almeja.

 

Vereador Carlinhos da Silva durante visita ao Jornal O Presente: “Vou trabalhar em favor de todos os rondonenses, mas dedicar atenção especial à agricultura e à assistência social” (Foto: Daniel Felício/OP) 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente