Fale com a gente

Policial Combate ao crime

Comandante do BPFron pretende ampliar operações na faixa de fronteira

Publicado

em

Comandante do BPFron, major André Dorecki: “A maioria dos resultados positivos que a PM obtém no tocante às apreensões, prisões e mesmo na parte preventiva são aquelas desencadeadas por parte do apoio da comunidade” (Foto: Joni Lang/OP)

De volta ao comando do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) depois de um ano atuando na Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o major André Cristiano Dorecki expôs em entrevista ao O Presente, na última segunda-feira (30), que sua meta é desenvolver ainda mais operações de combate ao crime organizado.

“Nesse um ano e três meses o BPFron esteve sob o comando do tenente-coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, enquanto nós tivemos a oportunidade de trabalhar no Ministério da Justiça e Segurança Pública com projetos voltados à fronteira. Agora Sanson vai para lá dar continuidade nestas ações, enquanto nós vamos manter os trabalhos do Batalhão de Fronteira no Estado do Paraná”, declarou Dorecki.

A expectativa, segundo ele, é ampliar as operações e expandir a aproximação com a comunidade, cujo trabalho foi iniciado por Sanson. “A maioria dos resultados positivos que a PM obtém no tocante às apreensões, prisões e mesmo na parte preventiva são aquelas desencadeadas por parte do apoio da comunidade”, revela, destacando que isto ocorre quando os cidadãos repassam informações relevantes à corporação. “O que é essencial para nós, seja para a existência do Batalhão de Fronteira ou, especialmente, para coibir a atuação de grupos criminosos”, enaltece.

Faz duas semanas que a corporação iniciou a ocupação da antiga base náutica do município de Entre Rios do Oeste, que passa a sediar o Pelotão Cobra (Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática) do BPFron. “Tivemos apoio fundamental tanto do município de Entre Rios do Oeste quanto da Itaipu Binacional, que executou a reforma de toda a base náutica. A ideia agora é aparelhar com tecnologia de ponta para que sirva não somente aos trabalhos da Polícia Militar (PM), mas, sim, a todos os órgãos de defesa e fiscalização que precisam do apoio operacional como fazemos com as demais companhias de fronteira”, ressalta.

A sede do Pelotão Cobra está localizada às margens do Lago de Itaipu, com fácil acesso e deslocamento de equipes a outros municípios da região na beira lago por onde atualmente quadrilhas especializadas circulam diariamente com grandes volumes de contrabando e tráfico.

 

INTEGRAÇÃO

O tenente-coronel Sanson, que comandava o BPFron desde setembro do ano passado, avaliou de forma positiva os trabalhos à frente da corporação, tendo conquistado resultados expressivos de apreensões e prisões neste um ano e três meses. A atuação ao lado da comunidade e novos projetos realizados também foram destacados pelo ex-comandante.

“Estaremos em 2020 contribuindo com aquilo que atuamos no Oeste do Paraná desde o ano passado, dessa vez à frente da coordenação das operações voltadas às regiões de fronteira do país. Vamos ajudar neste trabalho com a intenção de fortalecer o cinturão interagências nas fronteiras com a proposta de desempenhar operações integradas, a exemplo do que ocorreu no Oeste do Paraná”, enfatiza.

“Agradecemos a todos pelo apoio obtido em Marechal Rondon, a parceria com o Jornal O Presente e com a imprensa local, que trouxeram informações relevantes sobre as nossas operações e o nosso trabalho ao combater o crime na fronteira”, expõe Sanson.

 

TROCA DE COMANDO

A troca de comando do BPFron aconteceu em ato realizado na manhã de segunda-feira, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). Na ocasião, o subcomandante da Polícia Militar (PM) do Estado do Paraná, coronel Antônio Carlos de Morais, conduziu a transmissão de insígnias entre o tenente-coronel Sanson, que deixa o posto de chefe do BPFron, e o major Dorecki, que assume a responsabilidade de comandar a corporação com sede em Marechal Rondon e companhias nas cidades de Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste, abrangendo em torno de 200 municípios de todo o Estado.

O tenente-coronel Sanson passa a atuar, a partir de 20 janeiro de 2020, junto à equipe do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, em trabalhos voltados às ações de combate ao crime nas fronteiras do Brasil.

 

PRESENÇAS

A cerimônia foi prestigiada pelo comandante-geral da PM do Paraná, coronel Péricles de Matos; subcomandante, coronel Antônio Carlos de Morais; representando o comandante do 5º Comando Regional da PM, tenente-coronel Sérgio Almir Teixeira; representantes das Companhias do BPFron; comandante do 14º Batalhão da PM, tenente-coronel Marcos Kamakawa; subcomandante do 19º Batalhão da PM, major Valmir de Souza; comandantes do 33º e 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, coronel Saito e tenente-coronel Pontes.

Também estiveram presentes o comandante da 15ª Companhia de Infantaria Mecanizada de Guaíra, tenente-coronel Hércules; chefe da Subcorregedoria de Cascavel, Major Giraldes Almeida; comandante da 5ª Companhia do Batalhão Ambiental, capitão Skrovonski; chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Guaíra, Cleiton Cortez; comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Marechal Rondon, 3º sargento Márcio José de Souza; representando a Polícia Federal em Guaíra, Victor Batista, e de Foz do Iguaçu, Augusto Rodrigues; representante da Capitania de Foz do Iguaçu, suboficial Denis; prefeitos de Marechal Rondon e Mercedes, Marcio Rauber e Cleci Loffi; prefeito em exercício de Nova Santa Rosa, Noedi Hardt; presidente da Acimacar, Ricardo Leites de Oliveira; demais autoridades e lideranças.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente