Fale com a gente

Política Renegociação

Municípios lindeiros continuarão recebendo royalties de Itaipu até a revisão do Anexo C, afirma Zado

Publicado

em

O presidente do Conselho dos Lindeiros, o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, afirmou que o pagamento dos royalties de Itaipu aos municípios lindeiros, não vai parar, mesmo com o fim do contrato (Foto: Divulgação)

O presidente do Conselho de Desenvilvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), afirmou que o pagamento dos royalties de Itaipu aos municípios lindeiros não vai parar, mesmo com o fim do contrato.

Ele disse que juristas analisaram o Tratado, incluindo o ministro de Minas e Enegeria, Alexandre Silveira, e até acontecer a reunião entre o Brasil e o Paraguai para discutir a revisão do tratado, o pagamento dos royalties continuará sendo feito normalmente.

“No anexo C, que é a grande discussão do momento, fala que após os 50 anos do tratado de Itaipu, quando Brasil e Paraguai conversar novamente, vai ser feita a revisão dos valores, mas enquanto não fazer a revisão dos valores fica valendo o Anexo C que está vigente que repassa 65% dos royalties para os municípios lindeiros”, explicou Zado.

“O meu entendimento é o mesmo do ministro de Minas e Energia que leu também o Anexo C, e o mesmo que alguns assessores jurídicos meus também leram para dar uma segurança, então continua o pagamento dos royalties e o que eu fiquei muito feliz é essa visão de Itaipu de fazer investimentos para aumentar a geração de energia. Hoje nós queremos receber os royalties em investimentos, mas precisamos entender que para gerar energia precisa um custo lá de investimentos que vai ter que modernizar, aumentar quem sabe a capacidade de geração da Itaipu através da utilização da água, mas também existem outras formas para gerar energia que a Itaipu está trabalhando, energia solar, energia eólica, hidrogênio verde. Então, com isso, se a Itaipu utilizar boa parte desses recursos que não vai precisar pagar mais a dívida da construção vai aumentar a produção de energia da Itaipu e os municípios consequentemente vão ganhar mais royalties. Acredito que está no caminho certo e pedimos a Deus que abençoe essa gestão de Itaipu e o governo federal para que façam uma boa negociação com Paraguai, pois os municípios lindeiros e a nossa população dependem muito dessa negociação do Anexo C de Itaipu”, enaltece.

O Presente com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente