Brincando na Praça 2019
Variedades

Confira 5 dicas para ter sucesso ao renovar a pintura da sua casa

Divulgação

Para dar outra cara a diversas áreas da sua casa, pintar as paredes de outras cores pode ser uma ótima opção, sem gastar muito. Seja na parte externa ou interna, colocar a mão na massa e cuidar dessa tarefa por conta própria pode ser divertido, mas é preciso saber que o trabalho exige um pouco de paciência, cuidado e tempo.

Casa do Eletricista SORTEIO DE VERÃO

Confira as dicas que separamos e garanta um resultado final satisfatório e do jeito que desejou:

 

Materiais

Garanta que você terá todos os materiais necessários para essa tarefa. Confira as lojas especializadas na área e peça ajuda de algum profissional para selecionar os materiais mais importantes, caso necessário. Um compressor de ar, por exemplo, poderá ser muito útil e fará a diferença na hora de pintar os locais que demandam mais esforço.

 

Prepare o ambiente

Forrar o chão é um dos passos mais importantes. Não utilize plástico, pois a tinta não seca irá respingar e se, acidentalmente, você pisar, irá acabar sujando outros lugares por onde andar depois. Prefira o plástico apenas para forrar os móveis mais pesados e que estarão presentes no ambiente por serem pesados demais. A sugestão é que você utilize papelão ondulado para colocar no chão. Além de ser bem barato, a tinta que cair será absorvida e secará de forma rápida. Para rodapés e espelhos de luz, coloque fita crepe. Caso a pintura seja feita em portas, a dica é ficar atento às dobradiças: coloque algumas gotas de vaselina para que a oleosidade do produto evite que a tinta grude no metal.

 

Prepare a superfície

Agora é hora colocar a mão na massa. Para começar, utilize uma lixa adequada para cada tipo de superfície. Por exemplo, para gesso deve-se utilizar uma lixa mais fina, como a de nº 80, evitando que apareçam ranhuras ou marcas na parede. Em seguida, aplique o selador, que servirá de ferramenta para conseguir selar a superfície, fazendo, assim, com que toda a área possa receber tinta de forma igual e, em seguida, a massa corrida. Essa ordem é muito importante e irá compactar a superfície e garantirá uniformidade para a pintura da melhor forma possível.

 

Tipos de tinta

Atualmente, existem muitos tipos de tintas disponíveis no mercado. Cada uma específica para cada gosto e necessidade de acabamento. Por exemplo, a tinta acrílica geralmente é utilizada em paredes externas, internas ou fachadas. Já as tintas PVA e que possuem tecnologia antibacteriana e contra mofo são mais apropriadas para pinturas de forro. Caso a sua intenção seja disfarçar deformidades, considere utilizar o acabamento fosco ou até mesmo o uso de texturas acrílicas.

 

Tonalidade certa

Ao escolher a cor certa e calcular a quantidade de tinta que será necessária, a sugestão é verificar se as latas possuem o mesmo lote. Se as tintas tiverem lotes distintos, haverá chances de resultar em uma diferença no tom da cor. Se esse for o caso, prepare um recipiente maior e misture as latas para conseguir igualar em apenas uma tonalidade.

TOPO