Variedades

Qual o dia certo para montar a árvore de Natal em casa?

Divulgação

O pinheiro de Natal é um dos principais símbolos das festas natalinas. E, a cada ano, os itens de decoração ocupam as prateleiras cada vez mais cedo, antecipando também a montagem da árvore. Com isso, há casas em que a montagem da árvore é feita ainda em novembro. Mas, há um dia específico para a montagem da árvore e de onde veio essa tradição? A resposta a primeira pergunta vai depender da origem familiar de cada um.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Enquanto nos Estados Unidos se monta a árvore de Natal no Dia de Ação de Graças, no Brasil o dia certo para montar a árvore de Natal é no 4º domingo antes do Natal chamado pelos católicos como o Domingo do Advento e que marca o ínicio do Ano Litúrgico. No entanto, a montagem não pode ser feita de uma vez, mas aos poucos. Segundo a tradição, a cada dia devem ser colocados determinados ornamentos na árvore, como bolas, estrelas, luzes e o algodão para representar a neve.

A festa cristã relata que no dia 6 de janeiro, em que se comemora o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos a Belém, encerram-se as festas do Natal, quando a árvore de Natal e demais decorações natalinas são desfeitas.

TOPO