Casa, bem me quer casa

Arroz sírio com frango e cebola caramelizada

INGREDIENTES

1 bife de filé de peito de frango (cerca de 120 g)

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

¼ de xícara (chá) de arroz

½ xícara (chá) de lentilha

1 cebola

1 dente de alho

1 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de azeite

¼ de colher (chá) de pimenta síria

1 pitada de açúcar

Sal a gosto

 

PREPARO

Coloque a lentilha numa tigela funda e cubra com uma xícara (chá) de água fervente. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes. Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias. Descasque e pique fino o alho. Corte o bife de frango em tirinhas de cerca de um por sete centímetros. Leve ao fogo médio uma panela pequena. Quando aquecer, junte meia colher (sopa) de azeite e a cebola fatiada. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e diminua o fogo.

Deixe cozinhar por cerca de dez minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar bem dourada – não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar. Transfira a cebola caramelizada para uma tigela e aumente o fogo para médio.

Acrescente o restante do azeite e doure as tirinhas de frango. Mexa aos poucos para dourar por igual. Mantenha a panela com o frango em fogo médio. Junte metade da cebola dourada e o alho e misture por apenas um minuto. Acrescente o arroz, meia colher (chá) de sal e a pimenta síria. Mexa bem para envolver os grãos nos temperos. Numa peneira, escorra a lentilha e junte à panela. Cubra com uma xícara (chá) de água, misture e deixe cozinhar.

Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 12 minutos. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por cinco minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor.

Na hora de servir, transfira para um prato e junte o restante da cebola caramelizada. O arroz sírio é ótimo para comer com saladinha de pepino com iogurte.

 

TOPO