Copagril
Casa, bem me quer casa

Bolo de iogurte e crocante de canela e açúcar

INGREDIENTES

3 ovos inteiros

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

2 xícaras de chá de açúcar peneirado

1 copo de iogurte (170ml)

1/2 xícara de chá de óleo

2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada

1 colher de sopa de fermento em pó

 

CASQUINHA CROCANTE

1 colher de sopa de canela em pó

1/2 xícara de açúcar

 

PRÉ PREPARO

Use os ingredientes em temperatura ambiente, nunca gelados. Mudanças de temperatura tendem a alterar o sabor e a textura dos ingredientes. Comece preaquecendo o forno a 180 graus. Enquanto o forno aquece um pouco, bata a massa. Unte uma forma redonda com 26 centímetros de diâmetro, com óleo ou margarina e farinha de trigo. Na hora de untar a forma, lembre-se que o óleo, além de ser mais fácil de espalhar, gruda menos na massa. Unte a forma antes do preparo, pois o bolo cresce melhor quando assado logo após o preparo da massa. Vale as dicas para no final ter um bolo sempre fofo! Reserve a forma.

Peneire os ingredientes secos, pois ao peneirá-los eles ficam aerados e deixam a massa mais leve. Além disso, retira possíveis impurezas dos produtos, como pedrinhas de açúcar ou de bicarbonato no fermento.

 

PREPARO

Em um bowl médio, coloque três ovos inteiros e duas xícaras de chá de açúcar peneirado. Bata com o fouet por um a dois minutinhos até obter um creme claro. Essa aeração na massa é super importante, pois é ela que vai garantir um bolo bem fofinho. Então capricha nessa hora! Junte um copo de iogurte natural (170ml) e meia xícara de óleo, e misture. Acrescente duas xícaras de chá de farinha de trigo peneirada e uma colher de sopa de fermento em pó. Mexa delicadamente que é para não desenvolver muito glúten, não pesar. Assim garante-se uma massa bem levinha. Leve à forma untada e reserve. Em um bowl pequeno, à parte, coloque meia xícara de açúcar, uma colher de sopa de canela em pó e misture. Polvilhe sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 180 graus, por 30 minutos, ou até que ao espetar o palito no centro do bolo o mesmo saia limpo e seco, ou então até que a casa toda fique com cheirinho de bolo pronto.

 

 

 

 

TOPO