Copagril
Casa, bem me quer casa

Costelinha com Laranja e Mel na Panela de Pressão, e Arroz com Cenoura e Gengibre

Ooiii!!

Bom, a grande maioria que me conhece bem, sabe que eu não sou fã de carnes. O máximo que como é um titico, mas um titico mesmo. Não gosto e nem me faz falta. Na verdade, morro de dó do bichinho. 🙁
Mas… nem sempre filha de peixinho, peixinho é! E as minhas filhas nesse quesito puxaram ao pai! Porque elas adoram carne!
E por conta disso, essa semana preparei uma costelinha de porco na panela de pressão. Nunca havia feito, marido aprovou e as meninas também comeram muito.
Servi junto com arroz de cenoura e gengibre e uma super salada de folhas verdes com nozes.
Curiosos pela receita, né?!
Não se preocupem, que mesmo tendo mel e laranja, não fica adocicado! 🙂
Então, vambora anotar:

 

Costelinha com Laranja e Mel

Casa do Eletricista CÂMERAS

Ingredientes:

saco plástico limpo;

– Suco de 1 laranja;
– 1 colher (sopa) de mel;
– 3 colheres (sopa) de shoyo (não uso shoyo)
– 1 colher (café) cheia de sal;
– 1 colher (sopa) de mostarda;
– 1 colher (café) de colorau
– Pimenta do reino de acordo com seu gosto;
– 1 cebola picada em pedaços médios;
– 4 dentes de alho picados bem miudinho ou triturados;
– 1 kg de costelinha de porco em pedaços.

Abra o saco plástico, coloque tudo dentro (na ordem dos ingredientes). Dê um nó na parte que sobrou do saco (ou amarre). Misture tudo, massageando a costelinha para envolvê-la bem no tempero. Coloque o “saco” com a marinada sobre uma assadeira e mantenha na geladeira até a hora de ir para a panela.

Abra o saco e coloque tudo na panela de pressão (carne e temperos). Assim que pegar pressão reduza o fogo (deixe entre médio e mínimo) e conte 15 minutos. Desligue e deixe descansar por uns 10 minutos ou até sair a pressão. Abra e pronto. É só servir. Fica com uma cor linda, um sabor delicioso e soltando do osso de tão macia!

Arroz com Cenoura e Gengibre

Esse arroz é uma ótima opção para variar o arroz branco de cada dia. O sabor do gengibre é bastante suave, mas se você não curte, é só não usar e seguir a receita normalmente.

Comece refogando 1 colher (sopa) de alho triturado ou picado em 3 colheres (sopa) de azeite. Junte 1 cenoura ralada e 1 colher (café) de gengibre ralado (eu compro em forma de pasta).  Junte 150g de arroz.
Refogue o arroz com os outros ingredientes por alguns minutos. Adicione 1/2 colher (sopa) de sal. Cubra com água fervente até passar 1 dedinho do nível do arroz. Cozinhe em fogo baixo, em panela tampada deixando aquela frestinha para sair o vapor até a água encostar no arroz. Agora tampe totalmente e deixe mais alguns minutos para terminar o cozimento. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos (este tempo é importante para o arroz terminar de “secar” não ficar grudado).
Mexa o arroz com o auxílio de um garfo e salpique salsinha picada.
Bon Apetit!

🙂

TOPO