Casa, bem me quer casa

Estrogonofe de filé-mignon ao molho de maçã verde

Eu sou a Marla Cristiane Viteck, dona de casa e mamãe de gêmeas. Apaixonada pela cozinha e sua alquimia. Adoro música, poemas e poesias…

Meus utensílios de cozinha são minhas paixões diárias. Sou viciada em comprá-los, mesmo sabendo que não vou usar nem um terço de tudo o que tenho e adquiro.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

Minha cozinha é um pedaço de mim, lá tem de tudo um pouco: louças brancas e coloridas, muitas frutas, cereais, flores na janela e ervas fresquinhas!

Minha casa exala o aroma culinário. Lá tem verduras frescas todos os dias e colhidas diretamente da horta feita por mim. Na minha cozinha, tem, ainda, desenhos feitos pelas minhas filhotas. Tem um maridinho lindo provando e dando suas dicas. Tem muitos livros e revistas de culinária, páginas recortadas de jornais com receitas e meus próprios livros de receitas, receitas da minha mãe, da minha sogra e das minhas tias. E, para encantar tudo isso, tem sempre trilha sonora. Afinal, cozinha é bem servir!

Mas, o mais importante de tudo e que eu jamais deixo faltar lá é o amor! Como diz Mia Couto: “Cozinhar é um modo de amar os outros”.

 

 

Para a estreia do blog “Cozinha da Marla”, que tal um bom estrogonofe?

Quer variar no sabor do prato e fugir do preparo tradicional?

Essa versão inusitada de filé mignon e maçã verde é incrível!


 

 

Estrogonofe de filé-mignon ao molho de maçã verde

1 quilo de filé mignon cortado em tiras finas

3 dentes de alho amassados (eu omiti dois)

Sal a gosto

Pimenta preta moída na hora

1 colher (sopa) de azeite

4 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola média picada

2 maçãs verdes, com casca, cortadas em fatias finas

200g de tomate cereja cortado ao meio

1 xícara de creme de leite (substitui por iogurte natural)

 

Modo de preparo:

Tempere a carne com o alho, sal e a pimenta. Em uma frigideira, em fogo alto, aqueça o azeite mais três colheres (sopa) de manteiga. Divida a carne em porções e refogue, uma de cada vez, até que perca a cor rosada. Reserve toda a carne em uma vasilha. Na mesma frigideira, em fogo médio, refogue a cebola na manteiga restante até murchar e começar a dourar. Junte a maçã e refogue, mexendo de vez em quando, até que fique ligeiramente macia. Acrescente a carne, o tomate cereja e o creme de leite e cozinhe, mexendo, em fogo baixo por cinco minutos. Sirva logo.

TOPO