Copagril – Sou agro com orgulho
Casa, bem me quer casa

Galette de Acelga

Ooiii!!

A primeira jantinha do ano tinha que ser um prato leve, feito com verdura e farinha de trigo orgânica, só pra dar aquela ilusão de que comeremos assim o ano todo. No meu caso até que é verdade. Usei a receita da massa que faço sempre, pelo menos uns 10 anos e para o recheio fiz um que aprendi há pelo menos uns cinco anos e que repito sempre. Fica uma torta bem leve, boa para comer quentinha na hora, mas dá até pra ser devorada fria no outro dia.

Casa do Eletricista ROWA

Galette de Acelga

Nied 2021 G1

para a massa:

2 xícaras de farinha de trigo orgânica (pode ser integral)
1 colher de chá de sal
12 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos
2 ovos caipiras batidos

Coloque a farinha e o sal no processador de alimentos. Junte a manteiga e pulse até formar uma farofa. Junte os ovos e pulse até formar uma massa. Amasse num disco, cubra com filme plástico e leve para gelar por pelo menos 1 hora.

para o recheio:

1 acelga grande
4 colheres de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Raspas da casca e suco de 1 limão

Pique a acelga e refogue na manteiga. Cozinhe bem, não deixe ficar com água. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Antes de rechear a massa, tempere com as raspas e suco do limão. Abra a massa, coloque sobre uma forma forrada com papel vegetal, coloque o recheio no centro da massa, feche os lados. Pode pincelar com gema, mas eu geralmente pincelo com um pouco de mostarda diluída em água. Salpique com queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido em 200°C. Asse até a massa ficar dourada e completamente cozida.
🙂

Grupo Costa Oeste 2021
TOPO