Ford Show Rural
Ecoville – Maior rede de limpeza
Casa, bem me quer casa

Geléia de Bacon

Ooiii!!

Num sábado de noite do mês de novembro, preparamos hambúrguer aqui em casa. E, um acompanhamento, foi a geléia de bacon. Nunca havia feito, gostei, achei interessante, e dá para servir com torradas, não somente com hambúrguer.
Confesso, que fiz somente meia receita, pois fiquei com receio. Na próxima vou fazer inteira. É rápido de fazer, e tem várias receitas no Google. Escolhi a receita que eu sabia ter todos os ingredientes em casa. Alguns até substitui. Eu só esqueci de fotografar o hambúrguer. Mas fizemos com gorgonzola, a geléia de bacon, cebola roxa fatiada. Muito, muito bom!

Geléia de Bacon

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

Ingredientes:

– 500 gramas de bacon em fatias (pode ser feito com cubinhos de bacon)
– 1 cebola pequena picadinha
– 2 dentes de alho picados
– 1/3 xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara para medir)
– 1/4 de café pronto sem açúcar (de preferência coado na hora, mas não precisa estar quente)
– 1/4 de água
– 1/4 de xícara de glucose de milho (usei maple syrup)
– 4 colheres de sopa de vinagre de maçã ou de vinho branco
– 1/2 de colher de chá de páprica picante
– Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

Como fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Forre uma assadeira grande com papel manteiga Disponha as tiras de bacon uma do lado da outra e leve ao forno por cerca de 15 minutos, até que as bordas estejam começando a ficar crocantes. Não deixe que fiquei completamente crocante, ou ele vai passar do ponto quando formos fazer a geleia. Eu gosto de cozinhar o bacon no forno porque é mais simples e não faz tanta sujeira. Se você quiser fazê-lo na panela ou frigideira, siga a mesma orientação do ponto.

2. Retire o bacon do forno e transfira cerca de uma colher de sopa da gordura que soltou dele para uma panela média (descarte o resto da gordura). Corte as tiras de bacon em quadrados de mais ou menos 2cm. Ligue o fogo alto e adicione a cebola e o alho à gordura do bacon, cozinhando por cerca de 5 minutos, até que comecem a dourar.

3. Abaixe o fogo e adicione os pedaços de bacon e os outros ingredientes. Mexa em fogo baixo por cerca de 40 minutos, até que a mistura atinja a consistência de geleia. Se você perceber que a mistura está muito seca, adicione um pouquinho mais de vinagre. Se o bacon soltar mais gordura, drene-a da panela.  Quando atingir o ponto, experimente e coloque sal e/ou pimenta ao seu gosto. Deixe esfriar.

4. Você pode serví-la assim ou, se quiser os pedaços de bacon bem pequenos, passe a geleia pelo processador, pulsando algumas vezes. Cuidado para não bater demais.

5. A geleia deve ser guardada na geladeira num pote fechado por até uma semana.


TOPO