Copagril
Casa, bem me quer casa

Grissinis

Oooiii!!

Como eu gosto desses palitos torçidos, conhecidos como: Grissinis.
Gressinos (do italiano grissini) são pequenos bastões torrados e secos de pão, com o tamanho aproximado de um pincel, e espessura de dedos (de onde vem o nome). É uma receita tipica de Turin e da culinária italiana em geral.

Originalmente, acreditava-se que a receita datava do século XIV. Entretanto, a tradição local remonta ao ano de 1679, quando o grissino teria sido criado por um padeiro em Lanzo Torinese (norte da Itália).

Gressinos podem ser oferecidos na mesa dos restaurantes, durante o couvert, como um aperitivo. Podem ser servidos com patê, manteiga ou ainda carnes como presunto parma.

Eu faço em casa sempre, adoro! Integral melhor ainda!!

A receita é bem fácil, a parte mais chatinha mesmo, é enrolar e passar no gergelim. Mas fica tão bom, que vale o esforço!!

Anotem:

Ingredientes:

1 tablete de fermento biológico

1 xícara (chá) de leite desnatado

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

100 g de sementes de gergelim

1 clara

Preparo:

Misture o fermento, o leite, o azeite, o sal e a farinha integral. Acrescente a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa firme. Faça rolinhos finos com a massa, passe-os na clara e depois no gergelim. Deixe crescer 20 minutos e asse em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Sirva com requeijão, patê…

TOPO