Fale com a gente

Casa, bem me quer casa

Mini pavlova com curd de amoras

Publicado

em

Mini pavlova com curd de amoras

 

INGREDIENTES

Para o merengue:

4 claras em temperatura ambiente

1 e 1/4 xícara de chá de açúcar de confeiteiro

3/4 de colher de sopa de vinagre de maçã

3/4 colher de sopa de maisena

 

Para o creme batido:

250g de creme de leite fresco

1 colher de sopa de açúcar

 

Para o curd de amora:

4 gemas

1 xícara de amoras (usei congeladas)

1/2 xícara de açúcar

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Suco de 1 limão

 

PREPARO

Merengue: na batedeira, bata as claras em neve em velocidade média-baixa. Quando começar a espumar, acrescente aos poucos 1/3 do açúcar peneirado. Deixe bater por mais uns dois minutos e adicione mais 1/3. Vá fazendo isso até que o açúcar se dissolva bem nas claras. Adicione o restante e continue batendo até formar picos firmes. Desligue a batedeira, adicione o vinagre e bata por mais cinco segundos. Faça o mesmo com a maisena. Forre uma assadeira com papel-manteiga e faça cinco discos de uns 12 centímetros de diâmetro e distribua o merengue. Com ajuda de uma colher, espalhe e faça pequenas cavidades em cada centro como se fossem pequenos cestos (se preferir, pode fazer os ninhos com um saco de confeitar). Leve ao forno preaquecido a 130ºC. Dica: eu coloquei meu forno no mínimo e deixei uma colher de pau na porta para ela ficar entreaberta – sempre de olho para os suspiros não queimarem. Asse por aproximadamente 50 minutos ou até que estejam bem sequinhos e firmes por fora. Deixe esfriar dentro do próprio forno semiaberto. Reserve na geladeira.

 

Curd de amora: numa panelinha, leve ao fogo as amoras, o açúcar e duas colheres de sopa de manteiga até levantar fervura. Com ajuda de um amassador de batatas, amasse as frutas até virar uma geleia. Numa tigela, bata levemente as gemas. Verta parte da calda sobre elas e misture bem. Volte tudo para a panela para cozinhar em fogo baixo até engrossar. Desligue o fogo e coe a calda. Junte o suco de limão e misture. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por umas quatro horas.

 

Creme batido: coloque o creme de leite gelado e o açúcar numa tigela grande de borda alta (quanto maior for a tigela, mais fácil de bater). É importante que ela tenha borda alta porque no início do preparo o creme de leite pode espirrar. Bata o creme com o batedor de arame por cerca de cinco minutos até firmar (o creme de leite vai começar a espessar até ficar marcado pelo batedor). Sirva a seguir.

 

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente