Copagril
Casa, bem me quer casa

Quibe de Abóbora com Castanha-do-Pará

Ooii!!

A receita de hoje, é uma das que eu mais gosto de fazer!
Primeiramente porque vai um ingrediente que eu amo: abóbora!
A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.
Possui também bastante água e fibras.

A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios. Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão. Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio.

Esse quibe de abóbora eu servi juntamente com uma salada de tomates: cereja, sweet grape e tomatinho amarelo. Nessa saladinha eu acrescentei uma cebola roxa fatiada, temperei com sal marinho, azeite de oliva, salsinha, cebolinha e vinagre de vinho tinto artesanal. Deixei descansar pelo menos umas duas horas.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Foi um jantar bem bacana, leve e saboroso, e ainda deu para harmonizar com um bom vinho tinto chileno. No caso, um Pinot Noir, que é leve e combina bem com esse quibe.

Quibe de Abóbora com Castanha-do-Pará

3/4 de xícara de trigo para quibe

02 xícaras se abóbora japonesa ou moranga (usei moranga), sem casca, cozinda e amassada

01 xícara de mozzarela de búfala ( pode substituir por queijo branco ou ricota)

Casca ralada de 01 limão siciliano

02 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

01 colher (sopa) de azeite

Sal a gosto

08 castanhas-do-Pará cortadas em lascas

03 colheres (sopa) de folha de hortelã picada

Manteiga para untar

Aveia em flocos para polvilhar


Em uma tigela grande com água quente, deixe o trigo de molho por meia hora ou até que absorva todo o líquido. Escorra bem. Na mesma tigela, junte o trigo escorrido, a abóbora e a mozzarella e misture bem com as mãos até obter uma massa homôgenea. Adicione a casca e o suco de limão e tempere com o azeite e sal. Acrescente a castanha e a hortelã. Transfira para um refratário untado com a manteiga e polvilhe com a aveia. Leve ao forno moderado (180 graus), preaquecido, por 30 minutos pou até dourar.


TOPO