Ecoville – Maior rede de limpeza
Casa, bem me quer casa

Salada de Berinjela Frita (Rita Lobo / Cozinha Prática)

Oooiii!!

Que saudades!
Depois de 10 dias sem cozinhar, por conta de uma virose bem danada, vou voltando aos poucos para a cozinha.
E a receita, é a salada de berinjela frita da Rita Lobo.
Eu adorei, primeiramente porque tem berinjela, segundo porque tem manjericão, que é outra paixão minha!
Nessa receita, algumas alterações: não usei coentro e não usei tomate grape. Usei o cereja.
Rápida de fazer, o processo mais demorado é o preparo da berinjela, mas nada assim, tãaaao demorado.
Eu preparei ontem, enquanto fazia outras delícias para o almoço, que vou dividir com vocês, no decorrer dos dias. Eu servi junto com o molho de iogurte.
Bom, vambora:

 

Salada de Berinjela Frita (Rita Lobo / Cozinha Prática)

 

 


Ingredientes:

2 berinjelas
3 pepinos japoneses
2 xícaras (chá) de tomates sweet grape (usei cereja)
½ xícara (chá) de folhas frescas de salsinha, hortelã, manjericão e coentro (omiti o coentro)
1 pote de iogurte natural (170 g)
1 ½ xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho
1 e ½ colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-síria (omiti)

Modo de preparo:


Lave e seque as berinjelas. Em uma tábua, divida os legumes ao meio, no sentido do comprimento. Corte em meias-luas de 1 cm de espessura (se a berinjela for grande, corte novamente ao meio no comprimento e fatie). Transfira para uma tigela, adicione 1 colher (chá) de sal e misture bem – isso reduz o amargor do legume. Deixe descansar por 10 minutos.

Enquanto isso, separe os outros ingredientes: lave e seque os pepinos, os tomates e a salsinha. Corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em fatias de 0,5cm de espessura. Corte os tomatinhos ao meio, pique fino as ervas e descasque o alho.

Transfira as berinjelas para uma peneira e deixe escorrer. Seque cada um dos pedaços com um pano de prato limpo (ou papel toalha) – isso evita que o óleo espirre na hora de fritar – e transfira para uma tigela.

Leve uma panela pequena com o óleo para aquecer em fogo médio – para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo; quando acender, está no ponto. Prepare uma travessa, forrando com papel-toalha.

Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo e adicione algumas fatias de berinjela por vez, delicadamente. Frite até dourar. Com uma escumadeira, transfira para a travessa forrada. Repita o procedimento com todas as fatias.

Enquanto as berinjelas esfriam, prepare o molho: num pilão, macere o alho com 1/2 colher (chá) de sal. Transfira para uma tigela e junte o iogurte, o azeite e a pimenta-síria e misture bem.

Numa travessa grande, misture o pepino com o tomate e regue com um fio de azeite. Cubra com a berinjela e salpique com as ervas. Sirva a seguir com o molho de iogurte.

Viu, que fácil?!
Um beijo lindezas
TOPO