Casa, bem me quer casa

Salada de Romã

Ooii!! 🙂

Hoje tem romã!

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Romã essa fruta tão exótica, saborosa, rica em nutrientes e ainda poderoso antioxidante, não podemos deixar assim de lado.
Mas, não vim prá falar sobre os benefícios dessa fruta tão linda, vim prá falar da receita que fiz ontem para o almoço. A inspiração veio do livro Plenty More, do chef Yotam Ottolenghi.

 

 

Yotam Ottolenghi é uma celebridade no Reino Unido. O incansável chef israelense tem 4 restaurantes em Londres (nos bairros de Islington, Soho, Nothing Hill e Belgravia), publicou 3 livros de culinária (que juntos venderam mais de 750 mil exemplares em todo o mundo), é colunista semanal do jornal The Guardian, produziu e estrelou 3 séries para a BBC, inclusive tem um programa no canal pago GNT e (ufa!) tem um blog sobre viagens e comida típicas.
Com cozinha predominantemente vegetariana, Ottolenghi busca mesclar os sabores do Oriente Médio (Síria, Turquia, Líbano, Irã, Israel e Armênia) com a cozinha mediterrânea, com intenso uso de azeite, iogurte, mel, especiarias (zaatar, açafrão, tahine, gengibre, canela, curry), sementes e grãos (macadâmia, quinoa, grão de bico, amêndoa, avelã, nozes, pistache), queijos (pecorino, gorgonzola, feta), frutas (romã, figo) e ervas, muitas ervas, criando pratos criativos, vibrantes, coloridos, ricos em aroma e sabor. Bem, do jeito que eu adoro!! Sou super fã desse chef. Eu poderia ficar horas aqui falando sobre seus livros, mas deixo isso para um outro momento.
Ottolenghi é um mestre nas misturas inusitadas de ingredientes e sabores. Quando que eu imaginaria misturar tomates com romãs? Acho que nunca.
Bom, só sei que é uma excelente salada e super conveniente para as festas de fim de ano! 🙂


Salada de Romã com Tomate

 

400gr de tomates maduros [variados, se tiver]
1 pimentão vermelho cortado em cubos (omiti)
1 cebola roxa pequena picadinha
2 dentes de alho esmagados (usei 1 dente)
1/2 colher de chá de pimenta da Jamaica
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
60 ml de azeite
Sementes removidas de 1 romã
1 colher de sopa de folhas pequenas de orégano fresco para decorar
Sal e pimenta do reino moída na hora

 

Numa tigela grande, misture o tomate, pimentão e cebola e reserve. Numa tigela pequena misture o alho, a pimenta da Jamaica, o vinagre, o azeite e 1/3 colher de chá de sal e mexa bem até ficar bem combinado. Despeje esse molho sobre os tomates e misture suavemente. Coloque tudo numa travessa. Adicione as sementes de romã e as folhas de orégano, tempere com pimenta do reino moída na hora e regue com um fiozinho de azeite. Sirva em seguida.

 

No playlist da cozinha:


David Bowie – As The World  Falls Down
The Smiths – The Charming Man
Mick Jagger – Just Another Night
Inxs – Beautiful Girl
Queen – It’s Kind of Magic (http://youtu.be/D2yymMhjRu8)

 

Essa última do Queen, é para animar e cantar junto!

 

Um beijo pessoal
TOPO