Copagril
Casa, bem me quer casa

Torta com Massa de Batata Chips Assada

Ooiii!!

Uma das minha paixões na Internet, é o Pinterest!
E foi mais uma vez do Pinterest que a imagem da base dessa torta me conquistou. Por uma dessas bobeadas não salvei o blog de onde vi essa receita, mas de qualquer maneira dele, só aproveitei a ideia da base/ massa – ou não massa. Até o processo para cozinhar as batatas acabei optando por assá-las – nele eram fritas, tipo de preparo que procuro evitar ao máximo.

É uma ótima solução para quem tem intolerância à glúten. Essas lâminas de batata por vezes lembram massa folhada, principalmente nas bordas que ficam mais crocantes. No mais, o recheio pode ser conforme sua conveniência. Segui na linha da receita mais light, utilizando ricota e abobrinha.
Modéstia à parte ficou uma delícia!

Torta com massa de batatas chips


(fôrma de aro removível com 25 cm de diâmetro)

Ingredientes:

Massa

4 batatas de tamanho médio para grande (escolha 2 delas mais compridas e estreitas)
óleo ou azeite para untar

Recheio

150 g de ricota fresca
1 colher (sopa) de páprica picante
1 ovo ligeiramente batido
50 ml de leite
20 g de queijo parmesão ralado
1 punhado de salsinha picada
1 abobrinha italiana média
1 punhado de tomatinhos cereja cortados ao meio
1/2 cebola roxa média fatiada
sal
azeite


Preparo:

Massa

Preaqueça o forno a 220 graus. Lave bem as batatas, esfregando a casca (utilizei com a casca, mas se quiser pode descascar). Usando um fatiador de vegetais (mandolina), corte 2 delas em fatias no sentido do maior comprimento e as outras 2 no sentido do menor comprimento (as mais longas para serem colocadas nas bordas e as mais redondinhas para o fundo). Unte ligeiramente com óleo ou azeite uma assadeira (prefira antiaderente). Disponha as fatias sem encavalar e leve ao forno até começarem a ficar cozidas, mas não tão crocantes (pois voltarão para o forno). Esse processo é rápido, fique atento para não deixar queimar.

Forre o fundo da fôrma de aro removível com as batatas mais redondinhas e as laterais com as compridas. Pode fazer camadas para não deixar essa base muito fina. Reserve.


Recheio

Fatie a abobrinha (pode ser ao comprido ou em rodelas) também com o auxílio da mandolina. Salgue e regue com um fiozinho de azeite. Reserve.

Em uma tigela esmague a ricota com um garfo. Adicione a páprica, o sal, o queijo parmesão e a salsinha e prove (acrescente o que estiver faltando para seu gosto). Junte o ovo batido e o leite. Misture bem.

Disponha esse recheio e a abobrinha fazendo uma composição sobre as batatas. Coloque os tomatinhos cortados ao meio e as cebolas fatiadas. Regue com um fio de azeite e leve ao forno com temperatura 200 graus até a abobrinha ficar cozida e a ricota mais sequinha.

Tire cuidadosamente o aro da fôrma e sirva à seguir. Bom apetite!
TOPO