Fale com a gente

Dom João Carlos Seneme

A feliz alegria da salvação

Publicado

em

“Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto” (Fl 4,4-5). Este é o convite no 3º Domingo do Advento, o “domingo da alegria”. A alegria do evangelho e a alegria da fé dão sentido e fundamento à vida cristã.

O tempo do advento nos alerta para o que é necessário em nossas vidas: descer de nossos pedestais e da arrogância para reconhecer nossos limites e fragilidades. A verdadeira alegria é acolher Deus conosco, a qual se revela na fragilidade de uma criança que será acolhida apenas por Maria, sua mãe, por José e um grupo de pastores.

As multidões que seguem João Batista lhe perguntam: o que devemos fazer? Ele não exige práticas difíceis, nem ritos de purificação especiais ou penitências particulares. Aos cobradores de impostos pede que não enriqueçam injustamente, aproveitando de sua profissão para explorar os mais pobres. Aos soldados, pede que não usem de violência para explorar o povo. Estes exemplos não são situações inventadas, fazem parte da realidade do povo naquele tempo. Tais exemplos indicam um caminho para todos: a prática do amor que exige que façamos aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós mesmos, através da partilha da esperança e dos próprios bens.

À maneira de Jesus, João Batista não considera essas profissões indignas, mesmo que os judeus as desprezassem. Ele pede conversão, mudança do coração, porque é aqui que está o destino da humanidade e do mundo. Por isso insiste sobre o discurso do amor e da mudança de vida de todos.

João Batista anuncia a chegada do Messias com uma pá na mão para separar os bons dos maus. Mais tarde, ele ficará perplexo com o modo de agir de Jesus: os cegos veem, os cochos caminham, os leprosos são curados, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres (Lc 7,22). Também ele passou pela conversão e mudança de coração.

Todos nós precisamos de conversão, mudança de coração para acolher a novidade de Deus que vai chegar. Deus atende as expectativas humanas, mas anuncia a verdade. Deus se encontra onde o ser humano compreende que necessita da conversão ao amor; a festa iniciará quando todos assumirem a responsabilidade da construção de um mundo onde todos possam viver na alegria e na fraternidade.

Neste fim de semana (11 e 12 de dezembro) a Igreja no Brasil realiza a Campanha para a Evangelização 2021. O tema expressa o envio missionário: “Ide, sem medo para servir”. É o pilar da caridade que anima e convoca os fiéis para o compromisso evangelizador e para corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais e evangelizadoras da Igreja no Brasil. A campanha conta com sua colaboração através de um gesto concreto: a coleta para a evangelização.

 

O autor é bispo da Diocese de Toledo

revistacristorei@diocesetoledo.org

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente