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Marechal Inovação

Copagril investe em robô que revoluciona lançamento de notas fiscais

Sistema de automação de robotização de processos adquirido pela cooperativa está agilizando os serviços de recebimento e lançamento de notas fiscais dos fornecedores

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Gilberto Mayer e Fábio Lizzoni destacam a eficiência do sistema RPA, adquirido pela Copagril (Foto: Joao Livi/OPE)

Inovação tem sido palavra de ordem na Cooperativa Agroindustrial Copagril. São diversas as ações desenvolvidas e os planejamentos executados para que a cooperativa se torne ainda mais eficiente e competitiva.

Neste quesito, recentemente, a Copagril investiu em uma nova ferramenta tecnológica, a qual está modernizando o processo de lançamento e conferência de notas fiscais emitidas pelos fornecedores de produtos e serviços da Copagril. Trata-se da Automação Robótica de Processos (Robotic Process Automation ou RPA), sistema que está transformando a maneira como as empresas funcionam.

“Os robôs de software de RPA se comunicam com os sistemas e aplicativos para agilizar processos e reduzir a carga de trabalho que são executadas por pessoas”, destaca o gerente de Contabilidade da Copagril, Gilberto Mayer.

Um dos objetivos da Copagril é melhorar a performance dos processos administrativos que são repetitivos, mas essenciais, permitindo ao responsável da tarefa uma visão estratégica do resultado, buscando aumento de produtividade, redução de custos, maior precisão das informações e melhoria na experiência do colaborador. “A Copagril busca alternativas que a tornem competitiva e efetiva no mercado. No nosso Setor de Tecnologia da Informação, temos a missão de buscar mecanismos e sistemas que tornam as operações mais ágeis. Qualquer tarefa que seja repetitiva e que obedeça algum padrão de execução pode ser feita por meios eletrônicos, conhecidos por robôs.Foi por isso que a diretoria decidiu adquirir o sistema RPA”, comenta o gerente de Tecnologia de Informação da Copagril, Fábio Michel Lizzoni.

A ideia é permitir que os funcionários da Copagril se ocupem das atividades de forma mais efetiva e inteligente.

“Acreditamos que as pessoas possam contribuir de forma mais efetiva, quando o seu tempo é utilizado na busca de alternativas que agreguem valor ao processo e para o negócio, ficando para o robô desenvolver a parte operacional, neste caso, o lançamento das notas fiscais”, expõe Mayer.

Segundo Lizzoni, a ferramenta de robotização está disponível para executar as tarefas agendadas 24 horas por dia, sendo necessário segregar os horários em que o robô atuará nos processos. “O projeto-piloto iniciou na área de negócio varejo, no processo de recebimento de nota fiscal eletrônica, que concentra o maior volume de documentos.

tualmente, o robô está realizando a digitação de 30% das notas fiscais e a expectativa é que sejam necessárias apenas oito horas agendadas para atingir 100% das notas possíveis de recebimento. Hoje são aproximadamente seis mil fiscais entrando mensalmente na Copagril no varejo e este serviço será em breve integralmente feito pelo robô”, informa o gerente, complementando: “A robotização funciona com base em códigos com algoritmos que aprendem tarefas designadas aos robôs e começa aprender tarefas adjacentes às que foram programadas. Em suma, a ferramenta copia os comandos que seriam executados por uma pessoa”.

Os benefícios do sistema serão percebidos no setor comercial da Copagril e em todas as áreas de apoio que estão envolvidas, como Gestão de Pessoas, Financeiro, Tecnologia de Informação, Centro de Distribuição e outros. “O planejamento do processo de robotização prevê a expansão para as demais áreas de apoio, melhorando a performance nas entregas dos serviços e otimizando a utilização do Robô”, ressalta Mayer.

O principal ponto que a inovação traz para a Copagril, define o gerente, é a economicidade. “Agora os funcionários poderão aprimorar os serviços, focando nas tarefas mais estratégicas”, frisa.

O RPA automatiza tarefas repetitivas que antes exigiam ações humanas, incluindo trabalhos simples, como inserir entradas em um formulário, e mais complexos, como atendimento a clientes e solução de problemas.

Lizzoni cita pesquisa da “Automation with Intelligence”, realizada pela Deloitte em 2019, a qual constata que os quatro benefícios mais esperados pelas empresas com a implementação de RPA são: aumento de produtividade, redução de custos, maior precisão das informações e melhoria na experiência do consumidor.

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