Fale com a gente

Marechal Neste sábado

Evento comemorativo vai marcar os 35 anos do Colégio Nilso Franceski

Publicado

em

Colégio conta atualmente com 130 alunos nos ensinos Fundamental e Médio e equipe é composta por 30 servidores (Fotos: Divulgação)

 

Evento agendado para as 19 horas de sábado (23), no pavilhão da Comunidade Evangélica Templo da Esperança, marcará a celebração dos 35 anos de atividades do Colégio Estadual do Campo Professor Nilso Franceski, situado no distrito rondonense de Iguiporã.

Conforme a diretora Carla Knabben, o objetivo é reconhecer as pessoas que se doam pela educação e que ajudaram a construir a história da instituição. “Faremos a apresentação da história do estabelecimento e serão realizadas homenagens”, comenta a diretora.

A programação reunirá a comunidade escolar, desde diretores, professores e servidores que já atuaram e aqueles que ainda hoje trabalham no colégio, estudantes e representantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).

Carla menciona que o colégio tem atualmente 123 alunos matriculados em quatro turmas do Ensino Fundamental e outras três do Ensino Médio. A equipe, segundo ela, é composta por 30 servidores, entre professores e agentes educacionais.

Depois dos reconhecimentos prestados na noite de sábado será servido jantar e em seguida haverá baile.

Fichas para o jantar podem ser adquiridas ao valor de R$ 35 na secretaria do colégio ou com a diretora Carla Knabben. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3270-1110.

 

TRANSFORMAÇÕES

O Colégio Estadual do Campo Professor Nilso Franceski passou por transformações ao longo dos anos a partir do empenho da comunidade local. A diretora diz que muitas famílias do distrito contribuíram de várias formas neste processo, seja com trabalho ou com apoio financeiro para a execução de melhorias no ambiente físico do educandário, além de oportunizar diversas atividades para melhorias no ensino.

Como a instituição é compartilhada com a Escola Municipal Floriano Peixoto, ela menciona que muitas reformas foram realizadas por meio do governo municipal, além do estadual.

 

HISTÓRIA

No ano de 1970 foi fundada a Escola Cenecista Luiz Ernesto Fleck, mantida pela Campanha Nacional de Escolas das Comunidades (CNEC), cujos diretores foram Moacir Moratelli (1971 a 1972) e Plinio Kauffmann (1972 a 1979).

A partir de 1983 foi estadualizada através da resolução nº 4.197/83, publicada no Diário Oficial em 23 de dezembro de 1983, passando a se chamar Escola Estadual de Iguiporã – Ensino de 1º Grau. Atuaram como diretores Nilso Franceski, Luciano Rempel, Osório Seidel, Mari Albrecht, Ethel Figur, Dóris Dal Magro e Carla Knabben. Alguns professores exerceram a direção por mais mandatos.

Diretora do colégio, professora Carla Knabben: “Faremos a apresentação da história do estabelecimento e serão realizadas homenagens” (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente