Fale com a gente

Marechal Família Pedde 

Festa do Milho acontece hoje em Marechal Rondon

Publicado

em

Iva e Eno Pedde, que organizam a 9ª edição da Festa do Milho: “É muito satisfatório para a nossa família saber que estamos sendo prestigiados pelos nossos amigos e parceiros há nove anos” (Foto: Mirely Weirich/OP)

A propriedade da família Pedde, de Marechal Cândido Rondon, será palco na noite de hoje (27) de mais uma edição da tradicional Festa do Milho. Organizada pelo casal Eno e Iva Pedde, agricultores do município, o evento é realizado tradicionalmente no mês de abril.

De acordo com Eno, a história do evento, que já tornou-se tradicional no município, começou em 2009 com a família rotária. “Estávamos recebendo a visita de cinco alemães em um intercâmbio do Rotary e decidimos, entre os companheiros, fazer uma confraternização de encerramento na minha casa. Eu disse que poderíamos fazer, mas que o prato seria java-porco no tacho”, relembra.

 

Iguaria

Nem javali, nem porco: o java-porco é resultado do cruzamento entre o porco do mato e o porco crioulo e que, de acordo com Eno, tem sabor diferenciado das demais carnes suínas. “É uma carne menos gordurosa e com um sabor único, por isso na ocasião quis apresentar aos alemães. Mas acabou também sendo o prato típico da Festa do Milho”, explica.

Apesar de o encontro de 2009 ter sido apenas uma confraternização, com a carne de sabor rústico feita no tacho e chope – apreciado tanto pelos alemães quanto pelos rondonenses -, o agricultor conta que, na oportunidade, o número de pessoas presentes no encontro aumentou, levando-os a adicionar o milho ao cardápio da noite. “Quando vi que estávamos entre 40, até 50 pessoas, disse aos meus companheiros que aquilo não ia dar que chega e eles rebateram dizendo para pegarmos o milho, que estava plantado há dez metros do local que estávamos”, comenta.

Nos anos seguintes, a confraternização passou a “ganhar corpo”, porém o chope, o milho e o java-porco permaneceram no cardápio como pontos altos do encontro. “No segundo ano reunimos cerca de 80 pessoas, especialmente da família rotária, mas no terceiro ano já chegamos a 150 pessoas e de lá pra cá foi só festa”, diz Eno.

 

Programação

Neste ano, novamente as iguarias gastronômicas estarão no cardápio da Festa do Milho da família Pedde, com outros acompanhamentos derivados do grão, como bolo de milho.

O evento acontece com a participação de cerca de 30 empresas parceiras. “Além disso, também temos nossos amigos e convidados para abrilhantar a confraternização”, enfatiza o agricultor. “A organização é trabalhosa, especialmente na última semana, mas também é muito satisfatório para a nossa família saber que estamos sendo prestigiados pelos nossos amigos e parceiros há nove anos a fio”, conclui Eno.

 

O Presente

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente