Fale com a gente

Marechal Unioeste Rondon

Palestras abrem ano letivo da pós em Desenvolvimento Rural Sustentável

Publicado

em

Foram dois dias de programação (Foto: Divulgação)

 

Na segunda-feira (18), alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, juntamente com a comunidade acadêmica, participaram de uma palestra com o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, que teve como tema a “Agropecuária paranaense: situação atual, nova estrutura organizacional, assistência técnica e extensão rural e novos desafios”.

Norbeto apresentou um panorama da agropecuária paranaense, seus pontos fortes e fracos, os contextos de produção e comercialização, desafios tecnológicos e de sanidade, frente às exigências do mercado atual, destacou ainda, a importância dos serviços de extensão rural e da eficiência da gestão pública.

 

Agricultura sustentável

Na terça-feira (19), os integrantes da pós participaram da palestra intitulada “A agricultura sustentável no desenvolvimento territorial inclusivo”, ministrada por Rafael Zavala, representante da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura no Brasil. Zavala trouxe os conceitos de territorialidade rural, com destaque para os territórios urbanos. Zavala representa a confirmação de uma parceria entre a Unioeste, através do PPGDRS, e a FAO para realização de eventos e intercâmbios de docentes que atuam com os temas da FAO na América Latina.

Para Zonin, as palestras foram uma forma da Unioeste cumprir seu papel social. “Estamos felizes de ver o auditório lotado nesses dois dias. Todos que assistiram às palestras ficaram muito contentes com os temas e com as autoridades presentes”. O coordenador ressalta ainda seu agradecimento as instituições parceiras. “Em especial, gostaria de agradecer as instituições que colaboram com o programa, a Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Biolabore – Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, Emater e a Itaipu Binacional, parceira há 15 anos”.

 

Com assessoria 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente