Fale com a gente

Marechal Salário atrasado

Servidores terceirizados do Eron Domingues iniciam greve por tempo indeterminado

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Um grupo de funcionários que presta serviço terceirizado ao Colégio Estadual Eron Domingues, em Marechal Cândido Rondon, entrou em greve nesta terça-feira (15), com previsão de retorno apenas com o pagamento do salário atrasado.

O pagamento desses colaboradores é de responsabilidade de uma empresa terceirizada, responsável também por outros servidores terceirizados em educandários do Núcleo Regional de Toledo (NRE).

Desde meados de maio de 2021, quando a empresa firmou contrato com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed), ela vinha atrasando o pagamento, mas geralmente este atraso era de sete dias. Entretanto, neste mês de janeiro o atraso foi muito maior e a empresa não teria justificado a situação.

A Secretaria da Educação já havia assumido anteriormente o problema deixado pela empresa terceirizada, quitando os salários de merendeiras, serventes de limpeza e assistentes administrativos das escolas estaduais, ainda relativos ao mês de dezembro.

Em função deste e de atrasos anteriores, muitos trabalhadores das escolas abandonaram suas funções na semana passada e, atendendo a pedido da direção do Colégio Eron Domingues e da da Secretaria de Estado da Educação, a greve deflagrada durou somente 24 horas. “A Seed se comprometeu a nos pagar até o quinto dia útil do mês, que seria dia 07. Então, paramos no dia 08”, disse uma servidora terceirizada do colégio rondonense que preferiu não ser identificada.

Como o pagamento não foi efetuado, o grupo decidiu entrar em greve partir de hoje e agora por tempo indeterminado. “[Eles] prometeram que seria pago até no máximo agora segunda-feira, ontem (14). Como não saiu o pagamento, hoje decidimos não trabalhar. Nós, do Eron Domingues, só voltaremos ao trabalho quando recebermos o salário e o vale-alimentação. Agora é paralisação mesmo”, assegura.

Segundo a rondonense, apenas os servidores terceirizados do Eron Domingues paralisaram os serviços em Marechal Rondon, bem como um colégio em Guaíra e outro em Terra Roxa. Conforme as informações, há indícios de manifestações de funcionários de Santa Helena e em Toledo os terceirizados pararam ontem.

 

Com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente