Fale com a gente

Municípios Saúde pública

Pacientes com sintomas gripais são colocados em quarentena em Toledo

Publicado

em

(Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A 20ª Regional de Saúde de Toledo emitiu a recomendação de isolamento domiciliar para pessoas com sintomas respiratórios e das pessoas que residem no mesmo endereço devem permanecer em quarentena de 14 dias.

A recomendação é com base na orientação do Ministério da Saúde, que pede que todas as pessoas diagnosticadas com síndrome gripal devem ser colocadas em isolamento domiciliar, com fornecimento de atestado médico até o fim do período de 14 dias. No entanto, mesmo que a pessoa seja assintomática, é necessário tomar algumas medidas ainda mais severas para evitar possível disseminação da Covid-19 para os demais moradores da casa, em caso de descumprimento das regras, a pessoas pode sofrer responsabilização cível ou criminal.

A macrorregião Oeste que comporta cidades da região Oeste e algumas do sudoeste do Paraná já avalia a possibilidade para reduzir o atendimento do comércio já quem tem crescido de forma significativa o número de infectados pelo novo coronavírus e com isso superlotando os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria.

Veja algumas das recomendações para quem é orientado a quarentena:

A pessoa doente deve permanecer em um quarto individual bem ventilado, devendo evitar ao máximo circular pela casa, mas quando houver necessidade de utilizar espaços compartilhados (por exemplo, cozinha, banheiro), estes estejam bem ventilados e após higienizados.

A roupa de cama, roupas, toalhas e utensílios de cozinha, e outros objetos de uso do paciente devem ser de uso exclusivo da pessoa doente. A roupa contaminada deve ser colocada em um saco de roupa ou saco plástico separada das roupas dos outros integrantes da casa e não deve ser sacudida.

Se possível mantenha TV, livros esse devem permanecer somente no quarto, e de leitura exclusiva do isolado, para que o mesmo não se torne instrumento de transmissão, ou outras alternativas de entretimento, mas que esses sejam mantidos no quarto.

Os membros da família devem ficar em um quarto diferente ou, se isso não for possível, manter uma distância de pelo menos 1 metro da pessoa doente (por exemplo, dormir em uma cama separada).

Utilização de máscara todo o tempo. Caso o paciente não tolere ficar por muito tempo, realizar medidas de higiene respiratória com mais frequência; trocar máscara sempre que esta estiver úmida ou danificada.

Realizar higiene frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, especialmente antes de comer ou cozinhar e após ir ao banheiro.

 

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente