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Poder Legislativo Prestação de contas

Marechal Rondon arrecada R$ 22 milhões a mais do que meta prevista para janeiro a agosto

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(Foto: Cristiano Viteck)

Nos oito primeiros meses de 2020, a arrecadação total do município de Marechal Cândido Rondon chegou a R$ 172.698.061,00. Este valor representa uma receita de R$ 22.482.473,49 a mais do que a meta, que era de R$ 150.215.587,41. Para todo o ano, orçamento é de R$ 219 milhões. Desta previsão já foram alcançados 78,8%.

A disponibilidade de caixa atual da Prefeitura é de R$ 93.636.681,79. Já a divida consolidada é de R$ 22.357.346,43.

Estes dados contam na prestação de contas do 2º quadrimestre do ano da Secretaria Municipal da Fazenda, feita durante audiência pública da Câmara de Vereadores, realizada ontem (30) e coordenada por Arion Nasihgil, presidente da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Fiscalização.

O relatório financeiro do Município foi apresentado pelo secretário municipal da Fazenda, Carmelo Daronch, e pelo contador da Prefeitura, Maico Alexandre Heck. Segundo eles, a arrecadação maior que o previsto, em valor expressivo, foi influenciada pelas receitas oriundas, principalmente, dos royalties da Itaipu, ITBI, transferências dos Governos Federal e do Estado, além da amortização de empréstimos concedidos pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD).

“A nossa região, como é agrícola, não sentiu tanto (a crise) como as demais que dependem da indústria, comércio e turismo paa sobreviver”, completou o secretário da Fazenda.

Em contrapartida, as despesas gerais do Município também foram de R$ 14.186.028,56 maiores do que o estimado para janeiro a agosto. A meta era de R$ 149.265.928,52. Porém, os gastos chegaram a R$ 163.451.997,08. O motivo foi o aumento de despesas, principalmente das Secretarias de Saúde, Fazenda, Educação, Viação e Serviços Públicos e de Indústria, Comércio e Turismo.

 

ARRECADAÇÃO

Do total da receitas do Município de janeiro a agosto, a Prefeitura arrecadou R$ 152.047.996,79; o Saae R$ 13.241.581,76; a Proem R$ 86,19; e o Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD) outros R$ 7.408.396,26.

Com relação às despesas, R$ 144.197.592,17 correspondem aos gastos da Prefeitura. A Câmarade Vereadores dispendeu R$ 3.304.807,80. O Saae R$ 15.604.057,40. Já a Proem teve R$ 345.539,71 de despesas.

Segundo relatório da Secretaria da Fazenda, na área de Educação o total aplicado até agora, neste ano, foi de R$ 26.570.850,06. Isto equivale a 30,97% dos recursos orçamentários considerados para este cálculo, sendo o mínimo exigido por lei de 25%.

Na área de Saúde, os investimentos foram de R$ 28.614.450,43 – ou 33,93% das receitas,. O mínimo legal exigido é de 15%.

(Foto: Cristiano Viteck)

 

Com assessoria

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