Fale com a gente

Poder Legislativo Segurança pública

Reunião no BPFron discute ações contra roubos e furtos de barcos no Lago de Itaipu

Publicado

em

Foto: Cristiano Viteck

No início deste mês, um empresário rondonense foi vítima de roubo no atracadouro do parque de lazer de Porto Mendes, distrito de Marechal Cândido Rondo. O crime aconteceu de manhã, quando ele colocava o barco na água e foi surpreendido pelo assaltante, que estava armado com uma faca. Sem ter como reagir, o empresário perdeu a embarcação, que foi levada pelo assaltante para o Paraguai.

Para combater o roubo ou furto de embarcações e de motores náuticos, que vem ocorrendo com frequência na Costa Oeste, foi realizada reunião na manhã de hoje (21) na sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Marechal Cândido Rondon.

Entre os presentes estiveram o comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Saulo de Tarso Sanson Silva; o presidente do Poder Legislativo Municipal, Claudio Kohler (Claudinho), e o vereador Vanderlei Sauer; o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Welyngton Alves da Rosa; e representantes do Clube Amigos da Pesca.

Os pescadores manifestaram preocupação com as ações dos bandidos. Eles relataram que chamou a atenção a ousadia do assalto recente na praia de Porto Mendes. Agora, há a preocupação de que os pescadores sejam vítimas de roubos quando estiverem com os barcos no Lago.

 

Base Náutica Militar

Conforme o Tenente-Coronel Sanson, o BPFron tem preocupação com estes assaltos e já vem tomando medidas para aumentar a atuação da polícia no Lago de Itaipu.

O comandante anunciou que o trabalho de policiamento na fronteira será reforçado com a implantação de uma Base Militar Náutica, no município de Entre Rios do Oeste. Ela será instalada na antiga base náutica que foi construída pelo Governo do Estado para os Jogos da Natureza, em 1997.

Em parceria com a Itaipu Binacional, a estrutura está sendo reformada e adaptada para sediar o Pelotão Cobra, que é a equipe do BPFron responsável pelo policiamento com embarcações no Lago de Itaipu. A previsão é de que a reforma esteja concluída até o final deste ano, e que o local esteja à disposição do BPFron em 2020.

De acordo com o Pelotão Cobra, a localização da Base Náutica Militar é estratégica, permitindo um deslocamento rápido em todas as direções do reservatório. Para atender a uma ocorrência em Porto Mendes, por exemplo, o tempo previsto para deslocamento por barco é de aproximadamente dez minutos.

Outra vantagem é que, por contar com atracadouro próprio, as embarcações ficaram quase sempre na água. Ou seja, não haverá a demora para colocar o barco no Lago. Atualmente, as lanchas do Pelotão Cobra ficam na sede do BPFron.

Este investimento na segurança vai intensificar o combate ao tráfico e ao contrabando no Lago de Itaipu. Na avaliação da polícia, os barcos e motores roubados na região, em sua grande maioria, são utilizados pelas quadrilhas para o transporte de mercadorias clandestinas ou de drogas do Paraguai para o Brasil.

Somente este ano, nas operações contra o tráfico e descaminho, cerca de 50 embarcações foram apreendidas pela polícia no Lago de Itaipu.

 

Câmeras

Ainda para auxiliar no combate a este tipo de crime, o BPFron busca mobilizar os municípios lindeiros para que invistam em tecnologia, especialmente em sistemas de monitoramento com câmeras de vídeo em alta definição. A proposta é que elas sejam instaladas em pontos estratégicos, como em rodovias, praias artificias ou portos do Lago de Itaipu.

O presidente da Câmara rondonense, vereador Claudinho, afirmou que pretende mobilizar o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros para que sejam viabilizadas estas parcerias em favor da segurança regional. Claudinho, atualmente, integra o Conselho Fiscal da entidade.

O secretário de Mobilidade Urbana, Welyngton Alves da Rosa, que atuou por muitos anos como oficial da Polícia Militar na região lindeira, anunciou que a Prefeitura rondonense está disposta a fazer investimentos no combate à criminalidade.

“Estamos sempre prontos para colaborar”, afirmou.

 

Disque-denúncia

O BPFron solicita que a comunidade contribua com o trabalho policial, com o repasse de informações. O telefone do disque-denúncia é (41) 99106-6815, que recebe ligações e mensagens de Whatsapp.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente