Fale com a gente

Política Diretoria 2022-2023

Construção da Casa Abrigo Regional é a grande bandeira da nova gestão da Amop

Publicado

em

Novo presidente da Amop, prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak (Kabelo): “Vamos incentivar os prefeitos a trabalhar para eleger candidatos do Oeste como representantes em nível estadual e federal” (Foto: Divulgação)

Uma das prioridades da nova gestão da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) é a construção da Casa Abrigo Regional para mulheres vítimas de violência, em conjunto com a Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná (Adamop). A informação é do presidente eleito, prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak (Kabelo). “Vamos averiguar quais municípios têm interesse em participar do projeto para, posteriormente, trabalharmos as questões de doação de área para implantação da estrutura”, declarou ao O Presente o mandatário, que assumiu a presidência da Amop na última quinta-feira (31), data em que foi eleita a nova diretoria da entidade.

A intenção, conforme ele, é de que até o fim do ano a casa esteja edificada. “Será uma unidade-piloto, cujo modelo poderá ser replicado em várias cidades da região”, comenta.

Kabelo destaca o projeto, segundo ele, de caráter inovador. “Este consórcio intermunicipal de acolhimento institucional é algo inédito no Brasil. Há algumas regiões de São Paulo, por exemplo, que tiveram iniciativa semelhante, mas em moldes mais localizados. Aqui a intenção é abranger 35 municípios do Oeste e firmar uma rede de proteção às mulheres vítimas de violência e fortalecer ações de combate às violências físicas e emocionais”, enaltece.

 

Representatividade

Outra bandeira a ser levantada pela gestão de Kabelo é a conscientização de que os prefeitos dos municípios da Amop devem trabalhar para eleger candidatos do Oeste do Paraná como representantes em nível estadual e federal. “Devemos buscar ser mais bairristas para termos mais representatividade lá em cima. Nossa região é muito produtiva, somos uma fonte de renda muito grande para o país. Podemos dizer que o Oeste é um Brasil dentro do Brasil”, ressalta.

Ele faz um comparativo com a região Sudoeste do Paraná. “Eles possuem uma representatividade muito grande junto aos governos estadual e federal. Já elegeram cinco ministros, chefe da Casa Civil. Nós temos que seguir neste mesmo caminho. É uma forma de unir ainda mais os municípios”, avalia.

 

Gestão democrática

De acordo com o novo dirigente da Amop, sua gestão, que tem como 1º vice-presidente o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e 2º vice-presidente o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, será bastante democrática. “Todos participam com os mesmos direitos e de todas as formas, inclusive um transmitindo a sua experiência para o outro. Um exemplo dessa união foi a chapa única desta eleição. Juntos sempre seremos mais fortes”, salienta.

 

Novidades

Entre as novidades que podem ser anunciadas em breve, ele aponta o aumento do valor da premiação do Prêmio Amop de Jornalismo. “É um assunto que está em discussão e há outros, com ênfase no agronegócio, que precisam ser avaliados em assembleia para só então serem divulgados”, antecipa o presidente, destacando ainda os eventos culturais que voltarão a ser promovidos. “Vivemos uma fase de retomada de projetos que a pandemia interrompeu. Estamos ansiosos com a volta dos calendários festivos dos municípios e a presença do público”, conclui.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente