Fale com a gente

Geral

Mutirão de combate à dengue volta a acontecer essa semana

Publicado

em

A partir dessa semana, a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias volta a realizar os mutirões de combate ao mosquito da dengue. A força tarefa visa localizar focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e a coleta de materiais que acumulem água.

Além dos dez novos agentes de combate às endemias contratados, uma das novas ferramentas de trabalho utilizadas pelos servidores é  o caminhão doado por uma empresa de Toledo, que será utilizado no desenvolvimento de ações de controle em situações emergenciais. Conforme o coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grunevald, existem bairros que ainda não receberam as ações do mutirão.

“Pretendemos terminar esta atividade antes da primavera, quando as temperaturas voltarão a ser propícias para a reprodução do mosquito. Apesar dos maiores índices de infestações ocorrerem no verão, queremos realizar um trabalho que previna a proliferação”. Entre os domicílios visitados estão comércios, residências, terrenos baldios, escolas e igrejas.

“Já foram recolhidas mais de 900 toneladas de materiais e certamente vamos passar de mil toneladas. O que é recolhido vai pro aterro sanitário do município, e dependendo do material, pode ser reciclado”, afirmou Genair. Os bairros que ainda irão receber as visitas do mutirão estão o Centro, Jardim Santa Maria, Tocantins, Pancera, Rossoni, Vila Becker e Tancredo Neves.

Genair lembrou que Toledo não teve uma grande epidemia da doença, mas mesmo assim teve muitos casos. “Desde o começo do ano foram 206 casos autóctones, quando a pessoa contrai a doença sem ter viajado a outras regiões ou cidades, e 22 casos importados”. Segundo o coordenador, as pessoas já receberam as orientações necessárias para a prevenção, mas é sempre importante relembrar.

“Não deixar água parada deve ser regra. Verificar calhas, caixas d’água, pratinhos de plantas e bebedouro de animais ou qualquer local que pode ser foco. Para isso, receber bem os agentes do combate e seguir os passos da campanha do município ’10 minutos contra a dengue’ é importante. Dedicando dez minutos, toda a semana para limpar o quintal auxilia para a diminuição de casos de dengue”, concluiu.

Copyright © 2017 O Presente