Fale com a gente

Marechal Destaque nacional

Rondonense fala sobre os desafios de liderar a Faciap Jovem

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) Jovem esteve reunida, em Rolândia, nos dias 1º e 02 de outubro, na Reunião de Jovens Empreendedores do Paraná e 4ª Assembleia Geral Ordinária (AGO).

A programação contou com visitas técnicas, trocas de experiências, rodada de negócios e, na AGO, discutiu-se o calendário 2022 e os projetos da entidade. Os encontros foram coordenados pelo presidente da Faciap Jovem, rondonense Mairus Gruber, que pôde, pela primeira vez, guiar um evento presencial na gestão 2021/2022.

“Dentro da minha gestão, essa foi a primeira AGO presencial e a última deste ano. Antes da pandemia, acontecia de forma presencial, mas passamos para o formato on-line. Essa edição aconteceu em formato híbrido: eu estive presente lá e muitos acompanharam via transmissão no YouTube”, menciona.

Na agenda da Faciap Jovem, os próximos meses contarão com a semana de conscientização tributária, o encerramento do Jojeps, o congresso da Faciap, nos dias 19 e 20 de novembro, em Foz do Iguaçu, e o congresso da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), que será em dezembro em Florianópolis, Santa Catarina. “A próxima AGO da Faciap Jovem acontece em março de 2022, em Pato Branco”, antecipa.

 

Experiência desafiadora

Ao O Presente, Gruber conta como tem sido estar na presidência da Faciap Jovem em um momento em que escolhas antes simples tornaram-se cheias de obstáculos. “Precisei convidar e escolher diretores e outros cargos sem nunca ter conversado com as pessoas de forma presencial. As reuniões aconteceram via on-line, com indicações, mas deu tudo certo e temos um time eficiente”, enaltece.

Apesar dos desafios a mais, ele garante que a experiência tem sido enriquecedora. “Liderar humanamente já é desafiador. Quando se trata de liderar jovens, conseguir engajamento não é tão simples, porque todos estão em um período ativo e envolvidos em várias coisas. Outro grande desafio é o de liderar líderes. Na Faciap Jovem, a liderança acontece em nível de Paraná e as pessoas estão espalhadas em todo o Estado. São jovens líderes dentro da sua comunidade”, enaltece.

 

Olhar para os conselhos

Gruber aponta que em momento algum a entidade se escondeu por trás da pandemia. “Algumas coisas se complicaram, mas outras não e foram até enriquecidas, como das videoconferências, por meio das quais aproveitamos para convidar pessoas de fora para enriquecer o debate. O resultado foi bom”, avalia.

Nos extremos, o presidente ressalta que houve uma dificuldade maior nos conselhos jovens. “Muitos conselheiros se desfiliaram e precisaram focar em suas empresas. Isso ocasionou uma quebra na sucessão de alguns conselhos, acabando por enfraquecê-los. A parte não presencial acaba afastando, até pela faixa etária. Jovens são muito do relacionamento e o on-line é aceito em certo tempo, mas depois fica cansativo”, relata, acrescentando: “Foi preciso ter um olhar voltado para a ponta, ajudando a desenvolver e dar mais base”.

Por conta disso, Gruber destaca ações específicas da gestão que visaram fortalecer a liderança dos conselhos. “O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Associativistas é uma capacitação para os presidentes e vice-presidentes dos conselhos jovens, com o objetivo de criar uma base entre os jovens líderes da sociedade”, expõe.

Presidente da Faciap Jovem, rondonense Mairus Gruber: “Liderar humanamente já é desafiador. Quando se trata de liderar jovens, conseguir engajamento não é tão simples, porque todos estão em um período ativo e envolvidos em várias coisas. Outro grande desafio é o de liderar líderes espalhados em todo o Estado” (Foto: Divulgação)

 

Ações específicas

O presidente menciona também outros projetos coordenados pela Faciap Jovem durante sua gestão, como o Programa de Exportação. “Muitas vezes a exportação não está no radar de empresas que têm um perfil propício para exportar. Iniciamos essa abordagem para que os jovens empresários passem a considerar essa oportunidade e saibam como o fazer”, pontua.

Na outra ponta das relações da federação, Gruber enaltece o lançamento da diretoria de Relações Governamentais, cujos esforços se voltam a mostrar a Faciap Jovem como um representante legítimo do jovem empresário paranaense. “Outros projetos também figuram dentre as conquistas da gestão. O programa Brasil Mais Empreendedor capacita jovens em vulnerabilidade social, incluindo o empreendedorismo no seu radar e propiciando uma visão dessa oportunidade. Há também o Jojeps (Jogos dos Jovens Empreendedores do Paraná), cujo objetivo é lembrar o jovem da importância da saúde. Não vale só se capacitar e se desenvolver, mas também lembrar do seu lado físico. Há um aumento enorme na produtividade quando se busca saúde. Este ano o projeto chegou a nove Estados, tendo inclusive app próprio”, conta.

No Feirão do Imposto, projeto de conscientização tributária que acontece em todo o país através da Conaje, a Faciap Jovem foi destaque, ficando em 1º lugar no país.

Por meio do projeto Protagonistas, o presidente explica que os jovens são incentivados a ingressar em outras entidades, além do conselho jovem, seja em âmbito regional, estadual ou nacional, no Poder Público. “A capacitação e a boa liderança devem se voltar também para desenvolver a sociedade, não só sua empresa. É uma responsabilidade social, ser protagonista e não esperar a coisa acontecer”, enfatiza.

 

Cojem de Marechal Rondon recebe premiação nacional

O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) de Marechal Cândido Rondon recebeu nos eventos que iniciaram o mês de outubro um prêmio a nível nacional. “A coordenadoria da Faciap Jovem colocou um representante de Marechal Rondon para viabilizar o formato virtual do Feirão do Imposto 2021. O Caio Garcia ajudou a reestruturar a ação para o meio on-line. Os ajustes e as ações realizadas dentro no conselho resultaram nesse reconhecimento ao conselho rondonense”, conta a presidente do Cojem, Andréia Carlson.

Segundo ela, devido à parceria consolidada entre conselho e Faciap Jovem, “nosso representante esteve engajado e a gente esperava que o prêmio viesse para nós”, relata ao O Presente.

AGO e Reunião de Jovens Empreendedores do Paraná aconteceu no início de outubro, sob presidência do empresário rondonense Mairus Gruber (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente