Fale com a gente

Municípios Campanha nacional

Vacinação contra sarampo segue até dia 13 de março em Quatro Pontes

Publicado

em

(Foto: Jaelson Lucas/ANPR)

A Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, continua com a vacinação contra o sarampo, que integra a primeira etapa da campanha nacional, no Centro de Saúde. A mobilização teve início no dia 10 deste mês e será finalizada no dia 13 de março. A Sala de Vacinação tem atendimento de segunda à sexta-feira, das 08 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Para receber a dose é necessário apresentar a carteira de vacinação. 

Diferente da campanha nacional, que preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 49 anos, o Paraná está vacinando todas as pessoas de cinco até 59 anos. O público-alvo do Estado são as pessoas de 20 a 29 anos, que hoje representam 52% dos casos confirmados com a doença, que devem receber uma dose extra da vacina. Para as faixas etárias de cinco até 19 anos e as de 30 até 59 anos a vacinação é seletiva. Esse grupo deve apresentar o comprovante vacinal, pois só vai receber a vacina a pessoa que não tem registro vacinal ou está com o esquema vacinal incompleto. Para o público de 20 a 29 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todas as pessoas nessa faixa etária devem procurar as unidades no período da campanha.

A população com cinco até 29 anos deve comprovar duas doses da vacina. Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. E aquelas que desejam engravidar devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina. Todos os profissionais da área da saúde devem ser vacinados com as duas doses da tríplice viral em qualquer faixa etária.

 

Febre Amarela

Paralelo, está sendo feita a vacinação contra a febre amarela. O Programa Nacional de Imunizações implantou a partir de 1º de janeiro deste ano a dose de reforço da Vacina Febre Amarela (VFA) para crianças de quatro anos, 11 meses e 29 dias. Deste modo, deve ocorrer o resgate das crianças que tenham recebido apenas uma dose da VFA antes de completarem cinco anos. 

Essa regra também vale para todas as pessoas, independente da idade, que procurarem o serviço de vacinação e apresentarem comprovante de vacinação/registro com uma dose da vacina FA realizada antes dos cinco anos, ou seja, estas também deverão receber uma dose de reforço.  

 

Com assessoria 

 

Clique e participe do nosso grupo do Whatsapp

Copyright © 2017 O Presente