Fale com a gente

Poder Legislativo Intensificação

Arion pede mais divulgação sobre a campanha de vacinação contra Covid-19 em Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Com a finalidade de garantir uma melhor comunicação com a população rondonense, na sessão dessa semana do Legislativo Municipal o vereador rondonense Arion Nasihgil cobrou da Secretaria Municipal de Saúde que intensifique as orientações sobre a realização da vacinação contra o novo Coronavírus, bem como acerca do cronograma da segunda dose da vacina.

Arion ponderou que muitas pessoas estão com dúvidas em relação à vacinação e, especialmente, sobre o recebimento da segunda dose. Em proposição anterior, ele já havia solicitado mais transparência e uma ampliação na divulgação de informações. “Muitos rondonenses questionam o fato de não serem informados sobre a vacina que estão recebendo e nem mesmo sobre a aplicação da segunda dose, o que causa confusão, especialmente para pessoas mais simples e idosas. Nossos servidores têm sido maravilhosos na vacinação e o programa está indo muito bem, apenas precisamos mais transparência por parte dos gestores, que devem encontrar meios mais eficazes de informar a população”, acrescentou.

O vereador expôs que aqueles vacinados com a Coronavac recebem na sua carteira de vacinação a etiqueta com o referido nome. Já aqueles imunizados com a ChAdOx1 (conhecida como vacina de Oxford/AstraZeneca), a etiqueta colada na carteira apresenta a expressão “Recombinant” ou “Recombinante”, que é a forma de produção do imunizante, e não o seu nome.

“Essa informação tem causado confusão e pode trazer prejuízos ao cidadão que receberá a segunda dose em outro município ou que precisará da sua carteirinha para comprovar o recebimento da vacina para qualquer finalidade, haja vista que, em diversos municípios pesquisados, em nenhum deles se denomina o imunizante pela forma de sua produção”, alertou.

Além disso, Arion propôs que ao receber a primeira dose, já seja informada na carteira de vacinação a data prevista ou desejável para a segunda dose, sugerindo até mesmo ser realizado um cadastro visando o envio de avisos por mensagem de texto ou WhatsApp quando estiver dentro do prazo.

Na mesma sessão, Arion apresentou outros pedidos para a Prefeitura Municipal. Ele voltou a cobrar melhorias na iluminação pública, desta vez apontando a necessidade de instalação de novos postes de luz na Avenida Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres), bem como em todas as demais ruas paralelas e transversais, em razão da precariedade no sistema de luminosidade nos bairros daquela região.

Arion também solicitou melhorias diversas na Praça Gentil Favero Forlin, que fica no Distrito de Novo Horizonte, em razão da situação precária com que se encontra aquele espaço público. Além da jardinagem do local, ele pediu investimentos no parquinho infantil.

Já em conjunto com o vereador Iloir de Lima (Padeiro), Arion apresentou indicação para que a Prefeitura instale sinalização vertical e horizontal nas ciclovias, especialmente naquela que interliga a Avenida Rio Grande do Sul até a Unidade Industrial de Aves da Lar, visando dar mais segurança aos ciclistas e pedestres.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente