Fale com a gente

Poder Legislativo Saúde

Pedralli cobra aprovação de lei que beneficia pacientes com neurofibromatose

Publicado

em

Foto: Cristiano Viteck

 

Em requerimento apresentado nesta segunda-feira (22), o vereador rondonense Josoé Pedralli solicita aos senadores, deputados federais e estaduais que apoiem e aprovem lei que visa beneficiar com atendimento público portadores da síndrome de Von Recklinghausen, mais conhecida como neurofibromatose.

Ela é um tumor causado pelo crescimento de células relacionadas com os nervos. Conforme Pedralli, atualmente cerca de 80 mil brasileiros são vítimas desta enfermidade. Contudo, poucos profissionais da saúde conhecem a fundo esta doença, que é rara.

“Como as neurofibromatoses são consideradas doenças raras, é razoável esperar que a maioria dos profissionais da saúde tenha dificuldade em diagnosticá-las e tratá-las de forma adequada”, alerta o vereador.

De outra parte, ele cita que tramita no Senado Federal o projeto de lei 39/2015, que pretende equiparar a síndrome de Von Recklinghausen às deficiências físicas e mentais, para os efeitos jurídicos em todo País.

“Este projeto é aguardado por inúmeras famílias que têm casos da doença, pois na maioria das vezes o tratamento é difícil, complicado e caro, por se tratar de doença rara. Considerando que alguns Estados já adotaram medidas para dar apoio e condições a todos os portadores, pedimos total apoio e agilidade na tramitação do projeto de lei 39/2015, do Governo Federal. Também solicitamos ao Governo do Paraná que permita os incentivos e auxílios aos portadores desta síndrome no nosso Estado”, conclui.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente