Fale com a gente

Tarcísio Vanderlinde

O vale regenerado

Publicado

em

O Vale de Jezreel guarda muitas histórias. Em alguns lugares como o monte Carmelo ou o monte do Precipício, o visitante pode ter uma visão panorâmica deste lugar e da agricultura que ali se desenvolve. O vale se localiza entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, e divide a Galileia, ao Norte, de Samaria, ao Sul. Jezreel é parte da paisagem que permite a única passagem Leste-Oeste da Terra Santa.

Desde a antiguidade o vale já era considerado como uma faixa de terra fértil na ligação estratégica da rota de comércio entre o Egito ao Sul e Damasco ao Norte. Sua topografia relativamente plana não apenas contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, mas facilitou também o desenvolvimento de uma história violenta que pode ser atestada em diversas passagens bíblicas.

Durante o período de conquista da terra, a área estava ocupada pelos cananeus que resistiram às tribos hebreias comandadas por Josué. Um dos motivos foi que a terra plana permitia o uso de carruagens de guerra, coisa que os israelitas não possuíam em seu arsenal: “carros de ferro há entre todos os cananeus que habitam na terra do vale”.

Durante o período bíblico conhecido como o dos Juízes, Sísera, general a serviço do rei cananeu Jabim, dominava a região com centenas de carruagens de combate: “Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele (Sísera) tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel”.

Contudo, Jezreel, enquanto cenário geográfico, motivou profecias que aparecem no livro do profeta Oseias e em 2º Reis. O discurso profético era dirigido ao Reino do Norte, também conhecido à época como Reino de Israel.

Em Oseias 1.4, o profeta dá a seu primeiro filho o nome de Jezreel, numa alusão cáustica ao massacre realizado por um general de nome Jeú contra a casa de Acabe e, particularmente, contra Jezabel, pelo seu apoio aos profetas de Baal. A ironia de tudo é que a dinastia iniciada por Jeú também seria exterminada por se envolver nos mesmos costumes de Acabe e Jezabel.

Entre as duras proclamações de Oseias, que previram a derrota militar do Reino do Norte, aparece também referências à regeneração daquela região em tempo oportuno. Ao invés de combates, como no passado, a “terra responderá ao cereal, ao vinho e ao azeite, e eles responderão a Jezreel”. O visitante é levado a considerar as palavras de Oseias ao cruzar o vale no tempo presente.

 

O autor é professor da Unioeste

tarcisiovanderlinde@gmail.com

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente