Fale com a gente

Tarcísio Vanderlinde

No Vale da Batalha Final

Publicado

em

Na escatologia cristã e na teologia islâmica, o “Vale da Batalha Final” costuma receber atenção distinta. É quando aparece, por exemplo, a palavra “Armagedom”, do hebraico “Har Magiddo” (Monte de Megido).

De acordo com profecias, a palavra refere-se, de fato, a um vale como local de reunião de exércitos para a batalha no “final dos tempos”.

Interpretações sobre o evento costumam se pautar ora numa visão literalista, ora numa visão mais simbólica. Não há uma única interpretação sobre o evento e o local da batalha, o que não significa dizer que as coisas que se costumam dizer sobre o Armagedom sejam apenas frutos de imaginação.

Por outro lado, o termo Armagedom ocorre também no vocabulário popular, e costuma ser utilizado em sentido genérico para se referir a qualquer cenário de grande abalo cósmico ou “apocalíptico”. O termo aparece uma única vez no livro do Apocalipse: “E os espíritos reuniram todos os governantes e seus exércitos no lugar que, em hebraico, se chama Armagedom”.

Afora o aspecto escatológico do lugar, foi neste vale, mais precisamente na aldeia de Et-Tayiba, que se descobriu uma placa de pedra datada de 1.500 anos com dedicatória a Jesus e Maria, onde aparece a citação em grego: “Cristo, nascido de Maria”. A descoberta já havia ocorrido há alguns anos, mas recebeu atenção especial em divulgação realizada pela Autoridade de Antiguidades de Israel, em janeiro de 2024.

De acordo com o Heritage Daily, mídia especializada em achados arqueológicos, a inscrição alusiva a Jesus e Maria fora encontrada na entrada de um edifício datado do final do século V, quando a região vivia o período bizantino ou islâmico primitivo. Além da placa com a inscrição, descobriram-se duas salas com piso em mosaico decorados com desenhos geométricos.

Pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, observaram que além da inscrição alusiva a Jesus e Maria, há também uma referência a Teodósio, construtor do edifício, e que foi um dos primeiros bispos cristãos da região. Na conclusão dos pesquisadores, a inscrição tinha como objetivo proteger a edificação contra “mau-olhado”, tendo sido encontrada também em outros locais do mundo bizantino.

Conforme a entidade, a placa evidencia a existência de uma igreja bizantina na aldeia de Et-Tayiba, e se soma a outras descobertas que atestam atividades de cristãos no Vale da Batalha Final nos primeiros séculos da era atual.

O Vale da Batalha Final (Armagedom) visto do Monte Carmelo ao Norte da Terra Santa (foto do autor)

Por Tarcísio Vanderlinde. O autor pesquisa sobre povos e culturas do Oriente Médio.

tarcisiovanderlinde@gmail.com

@tarcisio_vanderlinde2023

Copyright © 2017 O Presente