Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

A felicidade é um exercício do viver

Publicado

em

Hoje mais uma vez me dei conta de como o tempo anda com pressa. A gente mal começa a semana, está ainda se ajeitando para dar conta da agenda e num piscar de olhos a semana termina.

Talvez a gente esteja andando meio que no automático, talvez até em círculos, deixando a vida acontecer sem nos darmos conta da preciosidade que é cada dia que vivemos.

Termina um dia, termina um mês e o tempo cruelmente vai avançando; ele não nos questiona sobre nada, simplesmente segue o seu fluxo.

A nós cabe sabermos como aproveitar cada momento, fazer escolhas e organizar o viver. Ao invés disso, temos aprendido a nos queixar, lamentar cada pequeno descompasso e ficamos presos nos mimimis da vida.

E cada dia não é uma soma, é uma subtração do existir. Não nos dando conta desse cálculo, deixamos a vida simplesmente acontecer como se fôssemos eternos. Esquecemos que na busca por dias felizes e harmônicos muito vai depender de nós, das nossa escolhas e atitudes.

A felicidade é um exercício do viver, muitas vezes vem da necessidade de mudanças, da adequação física e emocional, da busca por aquilo que nos dá conforto espiritual, emocional e físico, e das decisões que podemos tomar em relação a tudo isso.

Não podemos esquecer que ninguém irá viver a nossa vida; esse é um presente personalíssimo e cabe a cada um a responsabilidade do caminho a seguir.

Podemos, sim, escolher o que viver, podemos fazer mudanças, podemos desistir, recomeçar, mudar os projetos, nos arriscar, nos permitir novos caminhos, podemos decidir ser feliz sem aceitar somente o que nos é dado.

Muitas mudanças requerem renúncia, uma nova direção. Isso assusta, porque o novo nos parece incerto e na dúvida temos o dom da acomodação. Isso nos paralisa e não nos deixa viver como merecemos e como deveríamos.

Então, seguimos sem rumo certo permitindo que o tempo nos engula. Ele simplesmente vai cumprindo o seu papel e sem piedade alguma avança nos deixando para trás.

Precisamos refletir sobre o que estamos fazendo com as nossas vidas, como estamos seguindo e como gostaríamos que fosse.

Quando descobrimos que ser feliz pode ser fazer as escolhas certas, entendemos tudo. Então, passamos a nos priorizar e deixando o vitimismo de lado agiremos em nosso favor.

Pronto! O tempo continuará a passar, mas a vida passará a valer a pena. Cada segundo será precioso e a soma deles acrescentará vida às nossas vidas.

Parece complicado, mas é simples assim!

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

@silnasihgil

Copyright © 2017 O Presente