Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

Deixe de focar nos problemas e enxergará as soluções

Publicado

em

A falta de resiliência, muitas vezes, não nos permite percebermos que a vida é um processo, que nem sempre tudo o que vivemos é do jeito que gostaríamos.

Então, a gente esquece que já viveu tantas coisas, que passou por todas e que de alguma forma tudo tem solução.

Ao menor descompasso, perdemos as forças, desabamos e as esperanças desbotam e somem. Um erro de percurso, muitas vezes, é o responsável pela nossa falta de coragem de buscarmos acertar. Aí começa a culpa, a busca por razões da mudança de rumo.

Esquecemos que, muitas vezes, nem diz respeito a nós. O outro erra e tomamos para nós a culpa daquilo que aconteceu. Buscamos nos detalhes um indicativo de fracasso, colocando em nós uma culpa da qual nada contribuímos. Então, erramos duramente, porque nos manteremos presos sem entender que um erro, seja como for, não pode impedir a caminhada.

Enquanto ficarmos presos no sofrimento, tudo vai parecer embaçado e, ao invés de buscarmos as soluções, nos afundaremos cada vez mais, criando outros problemas além dos já existentes.

A gente precisa acreditar que tudo está daqui pra frente, que as soluções precisam ser buscadas, que se faz necessário parar de focar nos problemas para podermos enxergar as soluções.

Serenidade, paciência, atenção naquilo que desejamos viver, no bem-estar físico, mental e emocional, nos colocará novamente no caminho a seguir. Acima de tudo, nunca devemos esquecer que precisamos buscar sempre por aquilo que nos faça feliz, que nos traga razões para continuarmos a caminhada, que nos dê paz e que nos valorize.

Não importa onde estamos plantando, não é aceitável nos contentarmos com terras áridas, falta de substratos para a sobrevivência e sequer água para repor as forças. Não importa o tamanho das raízes, se não formos alimentados, devemos lembrar que é possível sermos transplantados, poderemos perfeitamente florir e frutificar em terras mais férteis.

Não somos plantas que jogadas em qualquer lugar precisa ficar ali para sempre, no meio das pedras, espinhos, sem alimento e sem água. Precisamos e podemos escolher onde vamos crescer, onde vamos formar raízes, onde sabemos que seremos cuidadas, amadas, respeitadas, onde a nossa essência consiga florir sendo admirada por quem saiba sentir o nosso perfume e se encantar.

A gente pode e deve escolher. Que a gente opte por ser feliz, porque nenhum erro é o fim da linha e nada deve impedir que se faça escolhas pela felicidade.

A vida caminha daqui pra frente, o dia de hoje jamais se repetirá, o que vamos viver também será único. Que seja mais um dia para registrar o nosso caminhar, a nossa busca por aquilo que merecemos e não mais um dia de tristezas e sem rumo para somar.

Pra pensar!

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

@silnasihgil

Copyright © 2017 O Presente