Fale com a gente

Paraná Coronavírus

Um terço dos casos confirmados no Paraná é de cidades com menos de 15 mil habitantes

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Os casos de coronavírus no Paraná foram confirmados em Curitiba e em Cianorte, na região norte, no dia 12 de março. Seis dias depois, o vírus já começou a circular em cidades mais populosas como Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu e, depois, em várias cidades pequenas.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), o Paraná tem casos confirmados em 112 municípios. A todo são 1082 confirmações e 60 mortes.

Atualmente, os casos confirmados da Covid-19 nas cidades pequenas, com menos de 15 mil habitantes, já ocupa um terço da quantidade total de cidades com confirmações.

São Manoel do Paraná, que fica na região noroeste, tem pouco mais de dois mil habitantes e é a menor cidade do estado a ter um caso confirmado da doença. O paciente teve sintomas leves e já recebeu alta. O secretário de saúde, Osmar Soares, afirmou que a população ficou muito assustada, já que a cidade não tem hospital, apenas posto de saúde.

A maior parte dos casos das cidades pequenas está concentrada na região noroeste. No norte pioneiro são nove pequenas cidade. Já na região norte, oeste e a região central, há registros de Covid-19 em cinco pequenas cidades. Na região sudoeste, são quatro pequenos municípios com confirmações e na região dos campos gerais e região metropolitana, há registro de um caso em cada.

O problema das pequenas cidades é que muitas vezes não há hospitais e, nos que têm, não há setores de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por isso, quem mora nessas cidades depende da estrutura de outros municípios.

Na região noroeste, por exemplo, as unidades de referência estão em Paranavaí, Umuarama e Cianorte, que também tem casos confirmados da doença.

Com G1 PR

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente