Fale com a gente

Poder Legislativo Abastecimento rondonense

Arion fiscaliza investimentos e ações do Saae para evitar novos racionamentos de água

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O vereador Arion Nasihgil apresentou, ontem (16), requerimento com pedido de informações ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Marechal Cândido Rondon. Ele solicita que a autarquia apresente relatório sobre os investimentos realizados em 2021 na rede de captação, distribuição e tratamento visando garantir o abastecimento de água à população durante a atual estiagem.

Arion lembra que, na semana passada, o Saae retomou o racionamento de água em toda a sede municipal. Ele cita que os rondonenses têm convivido frequentemente com racionamentos. É o caso de 2021, quando a crise hídrica já foi penosa no início do ano e novamente volta a castigar os cidadãos.

“Nada obstante saiba-se que a estiagem, de fato, dificulta o abastecimento ao passo que reduz os mananciais, e que o período que estamos atravessando de fato tem trazido dificuldades no abastecimento de água em toda a região, é evidente que a implementação de investimentos na rede de captação, distribuição, tratamento e abastecimento é medida necessária ao longo do tempo para evitar ou mesmo mitigar situações desta natureza, sendo que a implementação de ações preventivas, a busca por novas fontes de captação e o melhoramento dos reservatórios ajudam a evitar racionamentos assim, não podendo ser desconhecido que a contumaz falta de água em Marechal Cândido Rondon já demonstrou aos gestores a necessidade de ações efetivas ao longo dos últimos anos”, esclareceu Arion.

Nesse sentido, o vereador solicita informações detalhadas sobre os investimentos que foram e estão sendo realizados pelo SAAE visando evitar que nos próximos anos os racionamentos sejam tão frequentes.

Em outro requerimento, Arion busca informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre o atendimento no setor de reumatologia, tendo em vista que o tempo de espera para consultas nesta área está extremamente elevado, gerando reclamações de munícipes. Atualmente, 131 rondonenses aguardam por uma consulta com médico reumatologista, com um prazo médio de aguardo até o atendimento de 939 dias, havendo pessoas que estão há quatro anos na fila.

O terceiro pedido de informações apresentado é sobre a instalação de uma academia da terceira idade ou academia ao ar livre na região do bairro Vila Gaúcha. No ano passado, Arion questionou a Prefeitura e foi informado que o projeto já se encontrava em fase de processo licitatório, o qual tinha abertura prevista para 19 de novembro de 2020. Contudo, até agora os equipamentos não foram instalados.

Por fim, em conjunto com o vereador Claudio Kohler (Claudinho), Arion requer informações da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento sobre a atual situação das três emendas parlamentares de autoria do então deputado federal José Carlos Schiavinato, apresentadas junto ao orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no valor de R$ 250 mil cada, para a pavimentação de estradas rurais de Marechal Cândido Rondon.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente