Fale com a gente

Poder Legislativo Aposentadorias

Gordinho do Suco é contra atual proposta de reforma da Previdência Social

Publicado

em

Vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco): "Projeto de mudanças na aposentadoria gerou incertezas para trabalhadores do campo" (Foto: Cristiano Viteck)

 

Através de requerimento aprovado na sessão de ontem (25), o vereador rondonense Gordinho do Suco se manifestou contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal ao Congresso. Ele solicita que o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon envie ofícios aos deputados federais e senadores do Paraná, apresentando o pedido para que eles se esforcem para manter as regras atuais para aposentadoria e não aprovem a reforma.

Gordinho do Suco esclarece que o projeto de mudanças na aposentadoria gerou incertezas para trabalhadores do campo, especialmente os pequenos produtores e empregados rurais.

Pelas regras atuais, o homem do campo se aposenta com 60 anos. Pela nova proposta apresentada, a idade mínima se mantém a mesma para homens, mas o tempo de contribuição ao INSS vai aumentar de 15 para 20 anos. Para as mulheres, a nova proposta é mais rígida. A idade mínima para a aposentadoria passaria de 55 para 60 anos.

“Quem tem atividade rural em economia familiar, sem nenhum empregado permanente, é classificado como segurado especial. Nesse caso, atualmente, é preciso recolher 1,7% do faturamento da venda de produção. Pelas novas regras, seria cobrado um valor mínimo de R$ 600. Tais alterações representam um retrocesso justamente para aqueles que trabalham na produção de alimentos”, critica Gordinho do Suco.

Em outro requerimento, o vereador também solicita ao Poder Legislativo Municipal o envio de ofício ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado da Saúde e aos deputados estadual Marcel Micheletto e federal José Carlos Schiavinatto, com o pedido para que viabilizem os recursos necessários para a abertura do Hospital Regional de Toledo, já nos próximos meses.

“Vários problemas ao longo das últimas décadas impediram a abertura das portas e o atendimento de uma população de aproximadamente 400 mil habitantes, oriunda de 18 munícipios da região”, lamenta Gordinho do Suco.

Em 2018, o Ministério Público do Paraná firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o município de Toledo para o funcionamento do Hospital Regional. O prazo vai até o próximo dia 21 de junho para as readequações físicas e até 1º de agosto para o atendimento à população.

“Porém, informações dão conta da necessidade de um investimento de cerca de R$ 11 milhões de reais. Por isso precisamos sensibilizar as autoridades do Estado e do Governo Federal e garantir a abertura do hospital dentro do prazo estipulado”, destaca.

Já em indicação, assinada também por Adriano Backes e Arion Nasihgil, Gordinho do Suco sugere à Prefeitura melhorias na pavimentação da Rua Porto Alegre em razão de buracos e desníveis no asfalto, o que vem causando acidentes principalmente com motociclistas e ciclistas.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente