Fale com a gente

Política Decisão judicial

Deputado tranquiliza agricultores sobre possível demarcação de terras indígenas na região Oeste

Publicado

em

(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Um encaminhamento feito no dia 17 de junho pelo Ministério Público Federal voltou a deixar agricultores da região Oeste do Paraná temerosos sobre a possibilidade de haver demarcação de terras agricultáveis para indígenas.

Foi determinado que a Fundação Nacional do Índio (Funai) instaurasse procedimento administrativo para anular portaria que invalidou o processo de identificação e delimitação da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, cuja área fica entre os municípios de Guaíra, Terra Roxa e Altônia.

No documento, o Ministério Público Federal recomendou que seja assegurada a participação das comunidades atingidas pela decisão e, além disso, que sejam restabelecidos os procedimentos de identificação e delimitação da área indígena.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza, essa recomendação para reabrir o processo de demarcação do Ministério Público Federal não significa que a demarcação será efetivada.

Enquanto o deputado conversava com o presidente da Funai, Marcelo Augusto da Silva, o presidente disse que cumpre decisão judicial, a qual anulou todos os processos de demarcação daquela região.

Souza diz que simplesmente quer que seja garantido o direito do produtor rural. “O estado brasileiro tem terras em outras regiões e se quiserem aquelas terras que indenizem, que paguem os valores também, não há problema. O produtor rural entende isso”, declarou o deputado.

Com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente