Ford/Abradif/Rodovel Ranger
Elio Migliorança

CUIDADO COM O “RABO PRESO”

Intenção sem ação é pura ilusão. Nunca se discutiu tanto a ética e a moral na política e no cotidiano, no plano pessoal e comunitário. É preciso dar o primeiro passo quando se quer chegar a algum lugar. Muitos brasileiros já demonstraram sua adesão ao assinar o projeto “ficha limpa”. Agora é preciso avançar mais. Começaremos no plano individual. Cada um deve começar a se comprometer com a ética nas suas atitudes. Será a maneira correta de não ficar apenas na boa intenção, mas partir para a ação. Diante de qualquer situação, agir conforme os princípios da ética e da moral.
Meu comportamento no trânsito pode ser o primeiro teste. Respeitar o limite de velocidade mesmo quando sabemos que não há radar ou policiamento. Oferecer “propina” para escapar de uma multa, jamais. Isto ajuda e muito a evitar a corrupção do sistema. Quando se é multado com anotação de pontos na carteira, assumi-los e não transferi-los para outra pessoa através de falsa informação. Já que a bebida alcoólica provocou tantas desgraças, assumir com seriedade o que diz a lei: se beber não dirija e se dirigir não beba. Nas próximas eleições ao invés de anular o voto, analisar os candidatos, suas fichas, seu passado, suas propostas e com muito critério e consciência, independente da cor partidária, depositar o voto naquele ou naquela que minha análise concluiu como melhor opção. Fazer o esforço necessário para proteger o meio ambiente, dando a correta destinação ao lixo e protegendo os espaços públicos.
Ao vender um carro, dar as corretas informações sobre o seu estado, naquele princípio de não faças aos outros aquilo que não queres que te façam. Comprar e não pagar é uma forma de roubar. Portanto, ser honesto no pagamento daquilo que devemos e agir com lisura nas renegociações.
Não sonegar impostos. Lutar para diminuir a carga tributária sim, exigir que nossos candidatos tenham propostas viáveis neste sentido, mas não fazer o mesmo que condenamos nos outros. Fiscalizar. Neste sentido, estou me organizando. Este endereço www.portaldatransparencia.gov.br dá acesso a um site do governo, no qual você pode acessar todos os recursos repassados pelo governo federal ao seu município, nele você saberá de todos os projetos em andamento na sua comunidade e qual o recurso liberado para cada projeto. Depois basta seguir fiscalizando se o município desenvolve os projetos na comunidade.
Neste outro endereço www.cidadao.pr.gov.br você acompanha todos os projetos desenvolvidos pelo governo estadual nos municípios e novamente você acompanha os convênios e a sua execução. Margem de lucro exorbitante é uma forma de corrupção.
Se cada um fizer sua parte, estaremos construindo uma nova mentalidade, e aí sim podemos acreditar num futuro melhor para este país.
Muitos governantes são desonestos porque estão com o “rabo preso” com os financiadores das campanhas e com companheiros que ajudaram a armar sacanagens. É hora do eleitor se proteger e não ficar com o “rabo preso” com ninguém e aí pode agir com independência, votar livremente e cobrar honestidade dos governantes.

TOPO