Fale com a gente

Elio Migliorança

Honra ao mérito patrimonial

Publicado

em

Esta medalha ainda não existe, mas ela precisa ser criada como reconhecimento pelo notável serviço prestado em defesa do patrimônio histórico e cultural de Nova Santa Rosa.

Durante muitos anos, a população de Nova Santa Rosa acompanhou angustiada a depredação nas instalações do antigo Seminário Santo Américo. Para entender a importância daquelas instalações, é preciso mergulhar no túnel do tempo e recordar os anos de 1970 e seguintes, quando foi criado o Seminário pelos Padres Beneditinos, que possuíam um dos melhores colégios na capital do Estado de São Paulo.

Sendo uma congregação religiosa é natural que estivessem preocupados com novas vocações sacerdotais para fortalecer a Congregação e, com este objetivo, percorreram o Sul do Brasil visitando muitas Dioceses para escolher um lugar para implantar um Seminário. A escolhida foi a então vila de Nova Santa Rosa, que era distrito de Toledo. E assim aconteceu.

Aqui foi criado o Seminário Santo Américo, que acolheu seminaristas de toda a região, tendo em média 60 seminaristas residindo neste local. Estes alunos enriqueceram nossa escola, que na época era o Ginásio Nova Santa Rosa, mas a vinda dos Padres para administrar o Seminário enriqueceu mais ainda, pois eram professores com especialização e isso tornava nossa escola uma referência, sendo que na época éramos a única escola de ensino fundamental e médio do Brasil que possuía um Doutor dando aulas, já que o Dom Severino era doutor em História pela Sorbonne de Paris.

Entre outros, este foi um fator que contribuiu muito para a emancipação política do distrito à categoria de município. Depois que o Seminário foi fechado, as instalações foram doadas para a Diocese de Toledo, que posteriormente vendeu a área e assim a construção passou para a iniciativa privada.

No passado havia um projeto para aquisição das instalações para uso do poder público municipal, contudo tal projeto foi abandonado pela administração municipal, período em que a construção sofreu um processo de deterioração, abandono e depredação, causando a sua quase destruição total.

Semana que passou o prefeito Norberto Pinz comunicou o sucesso nas negociações para aquisição do terreno e da construção e, agora, colocou em execução um projeto de recuperação das instalações para uso do poder público municipal na área da educação, cultura e outros projetos sociais.

Isso significa que esta importante e histórica construção, um verdadeiro monumento patrimonial histórico e cultural, será preservado e colocado a serviço da comunidade.

Se ainda não existe, que se crie a medalha de honra ao mérito cultural e patrimonial e seja entregue ao prefeito Norberto Pinz pelo resgate desta importante página da história e da cultura de Nova Santa Rosa, bem como a preservação da memória da Congregação dos Beneditinos que fizeram a diferença na história e na cultura da nossa região, já que os Seminaristas que tiveram a oportunidade de ali estudar hoje são profissionais a serviço da cultura espalhados nas mais diferentes regiões deste País.

Por Elio Migliorança. Ele é empresário rural, professor aposentado e ex-prefeito de Nova Santa Rosa

miglioranza@opcaonet.com.br

Copyright © 2017 O Presente