Fale com a gente

Arno Kunzler

Abriu a janela (porteira)

Publicado

em

Nenhuma eleição, em nenhum momento da história do Brasil, teve tantas mudanças de partido como as que vão acontecer a partir de hoje, 7 de abril, visando às eleições de 2024.

O nosso Congresso Nacional muda as leis, muda e muda sempre para pior.

Impressionante como conseguem piorar o que já está ruim.

Não é culpa dos vereadores que estão enlouquecidos em busca de espaço para garantir legendas viáveis para suas reeleições.

É culpa de quem produziu esta legislação – Congresso Nacional – e criou essa instabilidade política – Congresso Nacional – que vamos viver a cada novo período eleitoral esse espetáculo perverso.

Em Marechal Cândido Rondon, talvez os dois vereadores do MDB que ainda estão no partido (Moacir Froehlich e Iloir de Lima – João Eduardo dos Santos [Juca] já saiu) e um ou dois vereadores do União Brasil talvez fiquem nas legendas pelas quais foram eleitos, ou não.

Por circunstâncias diferentes, Valdir Port (Portinho) e Valdecir Schons (Paleta) também podem permanecer no PL, mas o PL mudou de lado. Logo, terão que apoiar o candidato a prefeito que era oposição até então.

O PP elegeu dois vereadores e um deles – Arion Nasihgil – já está de saída para ser candidato a prefeito pelo PL.

Só saberemos por qual partido político o candidato escolhido pelo prefeito Marcio Rauber para sua sucessão se filiará depois que fechar a janela, ou a porteira, poderíamos assim chamar.

Por falta de opções e medo de perder a legenda, talvez o prefeito permaneça no União Brasil, mas sua vontade, já anunciada, era sair.

A falta de partidos políticos construídos sobre uma base fiel e duradoura e a legislação permissiva fazem a infidelidade partidária ser o mecanismo de articulação mais forte e surpreendente na construção de uma candidatura majoritária.

Não critique seu vereador ou deputado estadual que mudar de partido nas próximas eleições.

Eles não têm culpa.

Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@opresente.com.br

@arnokunzler

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente