Fale com a gente

Arno Kunzler

Nossa gratidão

Publicado

em

É sempre bom reconhecer quando as coisas boas acontecem.

Assim, me permito fazer uma avaliação positiva de três eventos importantes que representam enormes conquistas para os rondonenses e todos que por aqui transitam.

Sexta-feira (12) foi inaugurada a duplicação do prolongamento da Avenida Rio Grande do Sul na presença do deputado estadual Hussein Bakri e do deputado federal licenciado Sandro Alex Cruz de Oliveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná.

A eles nossa gratidão por terem destinado recursos para uma obra tão bonita e tão necessária.

Logo adiante ficou pronto o contorno rodoviário Oeste, uma reivindicação de décadas liderada pela Acimacar e depois abraçada com muita coragem e competência pelo ex-deputado estadual Elio Lino Rusch.

Uma obra importantíssima, bonita e valiosa para nosso desenvolvimento econômico, crescimento e organização como cidade polo microrregional.

Ainda tem a construção da sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), outra obra liderada pelo ex-deputado Elio Lino Rusch, que infelizmente demorou mais do que deveria, mas quando estiver pronta será motivo de orgulho. Esperamos!

Mas também podemos e devemos sentir gratidão pela maior e mais importante obra de infraestrutura que o município recebeu, que é a conclusão da duplicação da BR-163 até o portal da cidade.

Não sei exatamente quais deputados federais se empenharam para concluir essa obra que estava paralisada há muito tempo.

Mas me permito citar um deles, Zeca Dirceu e a bancada federal do PT, pois quando todos esperavam que a obra continuasse paralisada, até por se tratar de uma cidade que deu pouquíssima votação tanto para o presidente Lula como para os seus candidatos a deputado na região, eis que nos surpreenderam e fizeram exatamente o contrário daquilo que a maioria imaginava.

Isso merece ser aplaudido e destacado.

Marechal Cândido Rondon mudou de patamar, os gargalos que haviam nos dois lados da cidade foram eliminados com essas obras, verdadeiros marcos que vão estimular a implantação de mais empresas e melhorar muito o fluxo de veículo e principalmente de caminhões que transitam pela cidade e na região.

Essas obras nos deixam algumas lições que a próxima geração de líderes deve observar.

Primeiro, é preciso pedir, é preciso pedir duas, três ou 20 vezes.

Segundo, é preciso escolher alvos que valem a pena.

Terceiro, é preciso escolher políticos que se comprometem com os pleitos da comunidade.

Quarto, ter paciência porque obras grandes demoram.

E quinto, ser grato aos que se envolvem e dão voz à comunidade diante dos governos, seja municipal, estadual ou federal.

Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@opresente.com.br

@arnokunzler

Copyright © 2017 O Presente