Fale com a gente

Pitoco A era dos quarentões!

Cascavel vai ganhar edifício que vai romper o teto dos 40 pavimentos e ter o primeiro heliponto do Oeste

Lançamento do ambicioso Square Life Center será na segunda-feira (12). Empreendimento vai ocupar uma quadra inteira na Avenida Toledo, ao lado do Cascavel JL Shopping

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Evento da próxima segunda-feira (12) promete lotar o salão de eventos do Clube Comercial, em Cascavel. É para o lançamento do ambicioso Square Life Center, empreendimento a romper a “barreira psicológica” dos 40 andares.

A verticalização da cidade ganhou fôlego nos anos 1990 e permaneceu limitada na altura até que uma regulamentação relativamente recente permitisse algo da linha “o céu é o limite” – desde que siga o cone de aproximação de aeronovaves delimitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Qualquer edifício que ultrapasse a cota precisa de autorização da Anac, algo que vem sendo aprovado sem maiores delongas, segundo o dirigente do Sinduscon-Oeste/PR, Sergio Casarotto.

O Square está aprovado. São duas torres no Centro Cívico, ao lado do JL Shopping: uma residencial de 41 andares outra comercial de 38. A diferença de três pavimentos entre uma e outra se explica pelo ineditismo: o empreendimento trará o primeiro heliponto sobre a cobertura de um edifício no Oeste do Paraná. 

Em outras palavras será possível aterrissar um helicóptero no topo do prédio, bem como outras traquitanas voantes (drones do Ifood ou mesmo, em um cenário de médio prazo, os carros elétricos voadores em fase final de desenvolvimento) cena futurista que remete para o desenho animado dos Jetsons.

Os investidores

O conceito do Square une lazer, negócios, moradia e conveniência e traz a assinatura da Construtora Saraiva de Rezende, Iguassu Engenharia e Construções e Vasto Engenharia, do ex-presidente da Acic, Edson José Vasconcelos.

O empreendimento vai ocupar uma quadra inteira na Avenida Toledo, ao lado do Cascavel JL Shopping. A conjugação do residencial com o comercial coloca os moradores a poucos andares de distância e a breve passeio de elevadores ultra-modernos do local das compras e lazer, agregando conveniência.

Para tanto, os investidores buscaram no mercado – e mantiveram a informação sob sigilo até a véspera do lançamento – uma rede de supermercados de padrão sofisticado. A opção foi pela rede cascavelense Festval Gourmet, dos irmãos Beal. A loja estará posicionada no térreo.

Outra marca forte agregada ao Square traz uma grife francesa da hotelaria para Cascavel, o Mercure, rede do grupo Accor. Com 578 hotéis em quase 70 mil quartos no mundo, o Mercure Shopping ofertará hospedagem quatro estrelas ao complexo.

Na torre corporativa, até 16 salas comerciais estarão disponíveis em cada espaço suprido por áreas comuns como auditório, cyber café, coworking com sala de reunião, heliponto e foyer.

Já na torre residencial, apartamentos e studios aguardam os futuros moradores, em ambientes planejados de 30 m² a 90 m², com plantas flexíveis e modulares, além de áreas comuns como espaço gourmet, piscina coberta e aquecida, lavanderia, sala teen, brinquedoteca, academia e salões de festa, entre outras estruturas.

De quanto dinheiro estamos falando? A projeção de vendas do empreendimento, uma vez consumada, supera meio bilhão de reais. Coisa de gente grande, que mescla sotaque cascavelense da gema com o know how da tríplice fronteira e pitadas da requintada hospedaria europeia.

Eleições 2022

Dilvo no programa do PT

Vídeos antigos se misturam a contextos contemporâneos e confundem o eleitor; Dilvo Grolli com Requião e Ratinho Pai com Lula e Dilma circularam na semana da pátria

Na reta final da campanha é possível afirmar algo com certeza: as pessoas estão ligadas no programa eleitoral na TV.

Fazia segundos que o programa do PT havia colocado um depoimento do presidente da Coopavel no ar e a notícia já corria em um grupo de WhatsApp majoritariamente bolsonarista de Cascavel.

Incrédulos, os membros do grupo se perguntavam: “o que o Dilvo tá fazendo no programa do Requião?”.

O vídeo remonta o lançamento do programa “Trator Solidário”, pelo governo do Paraná, em 2009, quando Requião mandava no Palácio Iguaçu.

Naquela ocasião, Grolli foi gravado elogiando a ação requianista: “Trator solidário, isso é fantástico, um bem de R$ 80 mil sendo comercialização por R$ 53 mil, com prazo de financiamento de 8 a 10 anos, e juro de 3%. Tudo isso através de concorrência pública, transparente, governador Requião quero parabenizá-lo”.

O conteúdo foi ao ar em horário nobre, na noite da última segunda-feira (5), com Requião e seu vice, Jorge Samek, em cena.

No dia seguinte, Grolli emitiu uma nota:  “Informo que não autorizei e muito menos fui consultado sobre o uso dessa declaração e sua utilização em qualquer programa ou peça partidária, e estarei tomando providências cabíveis”.

Pelo estatuto, dirigentes cooperativistas não podem fazer política-partidária. Na prática não é bem assim. As lideranças do setor deram contribuição fundamental para vitaminar a bancada do agro no Congresso Nacional.

Grolli é claramente engajado na reeleição de Bolsonaro, mas nunca fechou as portas da Coopavel para o outro lado. Ainda este ano, recebeu o deputado Zeca Dirceu. E quando o PT governou, manteve uma relação fluída com Samek, o homem de Lula no Paraná.

 
Dilvo no programa do PT, elogiando Requião:  imagem desautorizada e fora de contexto (Reprodução)

Ratinho

Outro vídeo que circulou fora de contexto na semana trazia um depoimento do Ratinho (pai). Nele, o apresentador pedia votos para o filho Ratinho Junior, com ataques à “elite curitibana” e fartos elogios para Lula e Dilma. Em período decisivo como o atual, toda mensagem precisa ser olhada com cuidado, afinal nem mesmo um vídeo pode ser o que aparenta ser.

Por Jairo Eduardo. Ele é jornalista, editor do Pitoco e assina essa coluna semanalmente no Jornal O Presente

pitoco@pitoco.com.br

Copyright © 2017 O Presente