Fale com a gente

Pitoco A sua rua

Ponto de encontro dos JK´s

Célebres presidentes do Brasil e dos Estados Unidos têm encontro permanente em Cascavel sob os olhos do doutor Bretas e do Papai Noel

Publicado

em

O advogado José Bolivar Bretas posa para fotografia sob a placa que sinaliza o encontro dos JKs: “estadistas”

Neste episódio da série “A sua rua”, a confluência de vias que promove o encontro de duas figuras históricas que, por coincidência do destino, ou não, compartilham do mesmo acrônimo. Trata-se do encontro de JK´s, entre as ruas Juscelino Kubitschek e John Fitzgerald Kennedy, na região do Centro Cívico, ao lado da Unipar.

Um dos moradores deste encontro presidencial póstumo também divide com eles a inicial “J”: é o advogado José Bolivar Bretas, que já está instalado no local – no edifício Athenas – há mais de 20 anos.

Bretas comenta o encontro presidencial: “O interessante é que os dois são presidentes, um brasileiro e um americano, que rompeu fronteiras e deu nome a ruas até no Brasil. É curioso que ambos tenham as mesmas iniciais que eu também compartilho”, peticiona o advogado.

Os homenageados

Juscelino foi o 21º presidente brasileiro, eleito em 1955, conhecido pelo plano de metas denominado “50 anos em 5”. Também é lembrado pela construção da capital, Brasília, obra gigantesca que contou com suprimentos de Cascavel: madeira proveniente dos vastos pinheirais daqui estão até hoje nos móveis luxuosos dos requintados palácios da capital federal.

Já o outro personagem da confluência, John Kennedy, 35º presidente americano, enfrentou esquinas difíceis em sua caminhada, como as tensões diplomáticas da “Crise dos Mísseis” em Cuba, no ano de 1962, no auge da Guerra Fria (conflito entre União Soviética e os Estados Unidos), momento em que a eclosão terceira guerra mundial esteve mais latente.

Apolo 11

JFK também olhou para cima e influenciou outra nomenclatura em Cascavel: foi ele, então presidente americano, que acelerou a corrida espacial contra os soviéticos e determinou à Nasa que colocasse homens na lua antes de fechar a década de 1960.

Assim surgiu a nave Apolo 11, que acabou nominando um hotel em Cascavel, na confluência da Avenida Brasil com Carlos Gomes, onde hoje temos uma farmácia.

Bretas relembra destas façanhas e elogia a gestão firme, mas ponderada de JFK na crise dos mísseis, e de Juscelino no “50 anos em 5”. “Ambos grandes gestores e verdadeiros estadistas”, acrescenta.

Na falta de coincidências, mais uma: o JK americano e o JK brasileiro faleceram por morte violenta. Kennedy foi assassinado aos 46 anos, em 1963. Kubitschek perdeu a vida aos 73 anos (em 1973) em um suposto acidente automobilístico – episódio que na conta de muitos fãs do político nunca ficou bem esclarecido.

E agora ambos estão eternizados não só na história, mas também naquela confluência cascavelense sob o olhar atento do doutor Bretas desde o 6º andar do edifício Athenas.

Noel assaltado

Ali na confluência dos JKs há histórias que remetem para o Apolo e também para o polo. No caso, o Polo Norte. Um Papai Noel mora ali. Evaldo Teitjen, o Gordo, como é mais conhecido na esquina famosa, foi contratado para ser o Papai Noel da Prefeitura de Cascavel em 2022.

Ele mora entre as JKs faz mais de quatro décadas. Figura popular por ali, Gordo trabalha como autônomo na área de metalurgia. A casa que habita, nos fundos de um meio lote, escondida pela densa vegetação, recebeu a visita dos amigos do alheio esta semana.

O prejuízo foi grande, acharam o lugar em que o Papai Noel guardava seus caraminguás. Como a fama dos eleitos nem sempre é das melhores, poderia-se fechar essa edição de “A sua rua” com uma descontração: como estranhar episódio de roubo em uma esquina que junta dois políticos?

Bretas e o Papai Noel conversam sob a placa que indica o encontro dos dois presidentes, na região do Centro Cívico: um mandou gente pra lua, outro construiu Brasília com araucárias de Cascavel

Por Mariana Moreira

Ele falou

“Perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes…”
(Frase atribuída John Kennedy)

Copyright © 2017 O Presente