Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

O mal do século

Publicado

em

Silvana Nasihgil

Para mim, de acordo com as demandas dos meus pacientes, a ansiedade é o mal do século, seguida da depressão.

Muito do que temos vivido nos últimos anos tem nos conduzido a um estado de desesperança tão acentuado que o nosso corpo não tem mais dado conta de processar.
Então, doenças emocionais e psíquicas encontram no organismo um terreno fértil para se instalar, transformando os sofrimentos em doenças, inclusive físicas.

Muitas pessoas, por acharem que o mal-estar é passageiro, por preconceito ou por medo de reconhecer que estão adoecendo, se negam a buscar ajuda profissional. Diante disso, se permitem diversos distúrbios e doenças; se buscassem ajuda já nos primeiros sintomas, poderiam revertê-los sem a necessidade de auxiliar psiquiátrico.

A necessidade de esclarecimento e a busca da compreensão real dos sintomas pode evitar muito sofrimento.

Quando a vida se cerca de angústias, dúvidas, incertezas e, medos, trazendo sintomas físicos, é o alerta de que de que se faz necessário buscar tratar esses sintomas o mais cedo possível, evitando que a doença possa se instalar, não permitindo que destrua o ânimo e a vontade de viver.

Na compreensão disso, muito daquilo que tem trazido um total desconforto pode ser reorganizado e recolocado de forma a equilibrar a disfunção, trazendo benefícios não só em relação aos sintomas, mas mais compreensão de si e do entorno, revertendo esse quadro doloroso.

Quando estamos com sofrimento físico, buscamos os médicos, porque desde que a humanidade existe sabemos como proceder a esse respeito. Mas, quando o mal não tem um ponto específico, quanto engloba todo o nosso existir, não deveríamos fazer o mesmo e procurarmos auxílio em profissionais com formação para nos ajudar?

Precisamos ter consciência da importância de buscarmos por pessoas com formação adequada, e os(as) psicólogos(as) são a indicação. Cuidar da complexidade humana não pode ser banalizado; precisa ser feito por quem realmente estudou e estuda o ser humano, com comprometimento e seriedade.

É muito importante olharmos com carinho para aquilo que nos traz sofrimento, sabendo que existem profissionais habilitados para auxiliar no combate aos males da “alma”, decidir pela saúde mental, buscando cuidar de nós em todos os detalhes, equilibrar as emoções, observando cada detalhe da vida, organizando cada coisa no seu lugar. Feito isso, evitaremos adoecer fisicamente e teremos uma vida onde a palavra esperança voltará a fazer parte dos nossos dias.

Por Silvana Nardello Nasihgil. Ela é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

Copyright © 2017 O Presente