Copagril – Sou agro com orgulho
Editorial

5G vai mudar sua vida, mas vai demorar a chegar

A tecnologia 5G para a telefonia móvel promete revolucionar não só a rapidez da internet, vai possibilitar que coisas antes inimagináveis se tornem reais, como carros que dirigem sozinhos e eletrodomésticos que se comunicam entre si para resolver situações cotidianas.

Mas a velocidade do 5G é inversamente proporcional à velocidade com que essa tecnologia vai chegar em Marechal Cândido Rondon. O prazo final para a disponibilização da tecnologia para cidades brasileiras com mais de 30 mil habitantes é o ano de 2029.

Copem/Pedalando Por Bíblias

Primeiro, serão as Capitais dos Estados que vão gozar das vantagens do 5G, já no ano que vem. Aos poucos, a tecnologia começará a chegar ao interior. Então, possivelmente por alguns anos as tecnologias de 3G e 4G ainda serão nossas companheiras por aqui.

Nied 2021 A

O leilão do 5G promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) movimentou R$ 47,2 bilhões. Das 15 empresas credenciadas a participar do leilão, 11 arremataram algum lote, sendo que cinco delas – TIM, Claro, Vivo, Algar Telecom e Sercomtel – já possuem autorização para prestar o serviço móvel no país. A TIM arrematou os lotes regionais da faixa 26 GHz com autorizações de dez e 20 anos de exploração na região Sul, além de Estados em outras regiões do país.

Combate Max Natal

O Consórcio 5G Sul arrematou o lote C6 da faixa 3,5 GHz e deverá ofertar a tecnologia 5G em cidades de até 30 mil habitantes na região Sul e instalar cabos de fibra óptica em cidades que não contam com essa infraestrutura.

Rui Sonho nov/dez 2

O 5G é a quinta geração de internet móvel. A promessa de ultravelocidade deve permitir baixar e enviar arquivos quase instantaneamente, vai reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis. Por isso, tudo o que existe hoje no cotidiano das pessoas pode e deve mudar. A forma de se locomover, de trabalhar, de viajar, de fazer as compras ou de produzir bens e alimentos. O 5G estará praticamente o tempo todo nas atividades diárias das pessoas. Em todas as atividades, por todos os lados.

Vale destacar que essa tecnologia começou a ser implantada por empresas de telefonia ao redor do mundo ainda no fim de 2018. O Brasil, como não poderia ser diferente, ficou para trás. Mas o leilão foi um passo fundamental para dar o pontapé nesse cenário. Vamos começar a ter 5G no Brasil quase três anos depois em relação a alguns países, mas o fato importante é que já temos datas, prazos e interessados em explorar essa tecnologia no país.

Grupo Costa Oeste 2021

A conectividade será cada vez mais presente na vida das pessoas, apesar de hoje parecer que já estamos o tempo todo on-line. Essa conexão com a rede será ainda mais presente e, a partir de agora, mais rápida, tornando reais ações que há pouco tempo pareciam impossíveis. Com mais velocidade e estabilidade, a internet 5G abrirá para os brasileiros um leque de novas oportunidades. Pena que a velocidade de implementação não é tão rápida como a própria rede 5G.

TOPO